CONTRATO DE AUTONOMIA - BOLSA DE CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

DISPONÍVEL LISTA DE ORDENAÇÃO

ENSINO PROFISSIONAL - RECUPERAÇÃO DE MÓDULOS EM ATRASO

INSCRIÇÕES ABERTAS DE 8 A 30 DE SETEMBRO

Cerimónia dos “Padrinhos e Afilhados”

De acordo com o Plano Anual de Atividades, foi realizada a cerimónia dos “ Padrinhos e Afilhados” na primeira semana de aulas, envolvendo a comunidade educativa. Nesta cerimónia, os padrinhos (alunos finalistas do 4º ano), apadrinharam alunos novos na escola  (1º ano de escolaridade), com a promessa de os proteger e auxiliar neste ano letivo. Foi um momento de solidariedade, responsabilidade, respeito e cidadania que terá repercussões muito positivas ao longo da vida escolar. Os alunos trocaram pequenas recordações, entoaram canções acompanhadas com danças de roda. Um excelente momento para recordar!

Um bom ano letivo!

Projeto InGenious - Summer School (Split - Croácia)

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Durante o ano letivo 2013/2014 a nossa escola esteve envolvida no Projeto InGenious, um projeto europeu patrocinado pela European Schoolnet, cujo objetivo era sensibilizar os nossos alunos para as profissões/carreiras nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.
Deste modo, foi criado um grupo de trabalho constituído pelos professores António João Lopes (Coordenador do Projeto), Angelina Almeida (Informática), Gil Domingues (Matemática), Manuela Rodrigues (Matemática), Lurdes Andrade (Biologia) e Isabel Reis (Física e Química), os quais dinamizaram todas as atividades previstas no caderno de encargos do projeto.
Como reconhecimento pelo envolvimento no projeto, bem como pelo trabalho desenvolvido, a nossa escola foi convidada a participar na InGenious Summer School, a qual decorreu em Split – Croácia, no período de 22 a 24 de agosto. Neste evento estiveram presentes cerca de 180 professores de 28 países europeus, sendo a comitiva portuguesa constituída por 20 professores.

As Escolas e a Geminação

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

As Escolas de Esmoriz e de Draveil têm manifestado interesse em implicar os alunos nas questões da geminação. Durante as férias da Páscoa, alunos de Draveil foram recebidos e visitaram a Escola Secundária de Esmoriz- Sede de Agrupamento, tendo os alunos das respetivas escolas, trocado correspondência por email e efetivado o convívio quando os alunos de Draveil se deslocaram à cidade de Esmoriz, no cumprimento de um programa cultural em torno  da temática das profissões. Agradecemos a participação do 8ºE, sua Diretora de Turma, Manuela Rodrigues, docentes, Encarregados de Educação e autarquia.

Visita a Sevilha

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No âmbito da disciplina de EMRC, os alunos inscritos na mesma, dos 9º, 10º e 11º anos realizaram uma visita de estudo a Sevilha, nos dias 3 e 4 de Julho de 2014. O objetivo da visita foi o enriquecimento cultural, a diversão, mas também o premiar dos alunos que podendo não escolher a frequência da disciplina de EMRC o fizeram. Esta viagem não tem apenas um cariz religioso, é também cultural, e contempla a interdisciplinaridade uma vez que várias disciplinas, como a Geografia, a História, o Espanhol e até a Educação Visual/Geometria Descritiva podem beneficiar desta atividade. Foi uma viagem talvez um pouco longa, para dois dias, no entanto, todos os que participaram vinham contentes com o que viram e felizes pela diversão a que tiveram direito.

AS PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA DE MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 5 de junho pelas 20h30m decorreu no âmbito do concurso «Ciência na Escola» promovido pela Fundação Ilídio Pinho a apresentação do projeto realizado pela Escola EB23 de Maceda (Agrupamento de Escolas – Esmoriz Ovar Norte) «A flora autóctone e as suas potencialidades. Contributo de algumas plantas medicinais para o bem-estar da população». Os alunos do 8ºano apresentaram os resultados das suas pesquisas, na biblioteca da referida escola, e fizeram demonstrações práticas da produção de velas aromáticas com óleo usado, produção de sabão com plantas aromáticas, produção de cremes hidratantes com plantas, produção de pasta dos dentes artesanal com essências de plantas medicinais.

Sarau do Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 6 de Junho, pelas 21h 30m, no Auditório da Junta de Freguesia de Maceda, foi apresentado à comunidade educativa o Sarau Musical do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte. Neste sarau foram apresentados diversos Grupos orientados pelos seguintes professores: Brites Marques (grupo de Educação Musical – grupo PercutaRufar, Tutti-Cantati), Conceição Lobato (grupo de Educação Musical – 6ºE), Clotilde Sá (grupo de Educação Musical – Grupo Coral e Instrumental), Márcia Azevedo (grupo de Educação Física – núcleo de Desporto Escolar dos desportos gímnicos), Maria do Céu (grupo de Expressão Dramática), Elísio (grupo de Espanhol – alunos do 9º ano de Maceda), Joana Anacleto (disciplina de Formação Musical – ensino articulado – 6ºA) e Grupo Musical de professores e Assistentes do Agrupamento.