MANUTENÇÃO DO SISTEMA INFORMÁTICO

O ACESSO AO SISTEMA INFORMÁTICO ESTARÁ CONDICIONADO NO PERÍODO DE 22OUT - 17H00 ATÉ 23OUT - 10H00

ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL

VER ÁREA DE AVISOS

SEMANA EUROPEIA DA PROGRAMAÇÃO

GRUPO DE INFORMÁTICA - 13 A 20 DE OUTUBRO

TURMAS DE 5º ANO

CONTRATO DE AUTONOMIA - BOLSA DE CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

DISPONÍVEL LISTA DE ORDENAÇÃO

Pequeno Almoço Saudável na Escola!

Os alunos da EB/JI da Relva tiveram uma manhã diferente na escola pois tomaram o pequeno-almoço na companhia dos colegas, professores e auxiliares de ação educativa. O pequeno-almoço saudável era constituído por leite, pão, cereais, queijo e fiambre. Neste Dia Mundial da Alimentação, os alunos aprenderam que um pequeno-almoço saudável e variado é fundamental para a aprendizagem e bom sucesso escolar. Durante este dia, foram realizadas atividades diversificadas e divertidas de forma a alertar para os bons hábitos alimentares regidos pela Roda dos Alimentos.

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Comemora-se, hoje, dia 16 de outubro, e desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação – 2014. A Assembleia Geral das Nações Unidas, através da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura) designou 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar” – “Alimentar o mundo, cuidar da terra”, de modo a valorizar a agricultura familiar e os pequenos agricultores, forma predominante da agricultura no setor da produção de alimentos. Assim, centra-se a atenção do mundo na importância do papel da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, proporcionando segurança alimentar e nutricional, melhorando os meios de subsistência, a gestão de recursos naturais, a proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Cerimónia dos “Padrinhos e Afilhados”

De acordo com o Plano Anual de Atividades, foi realizada a cerimónia dos “ Padrinhos e Afilhados” na primeira semana de aulas, envolvendo a comunidade educativa. Nesta cerimónia, os padrinhos (alunos finalistas do 4º ano), apadrinharam alunos novos na escola  (1º ano de escolaridade), com a promessa de os proteger e auxiliar neste ano letivo. Foi um momento de solidariedade, responsabilidade, respeito e cidadania que terá repercussões muito positivas ao longo da vida escolar. Os alunos trocaram pequenas recordações, entoaram canções acompanhadas com danças de roda. Um excelente momento para recordar!

Um bom ano letivo!

Dia Mundial da Alimentação - Ementas

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Os alunos do 9º ano, da Escola Secundária de Esmoriz, e do 6º ano, da Escola Florbela Espanca e da Escola de Maceda, participaram na comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro de 2014) com a elaboração de uma ementa, obedecendo aos princípios de uma alimentação saudável e equilibrada.

Projeto InGenious - Summer School (Split - Croácia)

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Durante o ano letivo 2013/2014 a nossa escola esteve envolvida no Projeto InGenious, um projeto europeu patrocinado pela European Schoolnet, cujo objetivo era sensibilizar os nossos alunos para as profissões/carreiras nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.
Deste modo, foi criado um grupo de trabalho constituído pelos professores António João Lopes (Coordenador do Projeto), Angelina Almeida (Informática), Gil Domingues (Matemática), Manuela Rodrigues (Matemática), Lurdes Andrade (Biologia) e Isabel Reis (Física e Química), os quais dinamizaram todas as atividades previstas no caderno de encargos do projeto.
Como reconhecimento pelo envolvimento no projeto, bem como pelo trabalho desenvolvido, a nossa escola foi convidada a participar na InGenious Summer School, a qual decorreu em Split – Croácia, no período de 22 a 24 de agosto. Neste evento estiveram presentes cerca de 180 professores de 28 países europeus, sendo a comitiva portuguesa constituída por 20 professores.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESMORIZ – OVAR NORTE VENCE CONCURSO EUROPEU

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte participou num concurso promovido pela European Schoolnet, tendo conquistado o primeiro lugar.

Durante o ano letivo 2013/2014 o nosso agrupamento esteve envolvido no Projeto InGenious, um projeto europeu patrocinado pela European Schoolnet, cujo objetivo era sensibilizar os nossos alunos para as profissões/carreiras nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.

No âmbito deste projeto, o nosso agrupamento participou num concurso europeu promovido pela European Schoolnet, tendo apresentado uma infografia com caráter científico-pedagógico subordinada ao tema “Introducing Robotics in the Classroom”. Este trabalho, desenvolvido pelo Coordenador do Projeto, professor António João Lopes foi selecionado, num universo de cerca de 100 trabalhos apresentados por professores de diversos países europeus, para estar presente na fase final do concurso, a qual decorreu no período de 21 a 23 de setembro, na cidade de Varsóvia – Polónia.

Visita a Sevilha

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No âmbito da disciplina de EMRC, os alunos inscritos na mesma, dos 9º, 10º e 11º anos realizaram uma visita de estudo a Sevilha, nos dias 3 e 4 de Julho de 2014. O objetivo da visita foi o enriquecimento cultural, a diversão, mas também o premiar dos alunos que podendo não escolher a frequência da disciplina de EMRC o fizeram. Esta viagem não tem apenas um cariz religioso, é também cultural, e contempla a interdisciplinaridade uma vez que várias disciplinas, como a Geografia, a História, o Espanhol e até a Educação Visual/Geometria Descritiva podem beneficiar desta atividade. Foi uma viagem talvez um pouco longa, para dois dias, no entanto, todos os que participaram vinham contentes com o que viram e felizes pela diversão a que tiveram direito.