Consulta Alunos  

  • Demo Image

    EXAMES NACIONAIS - INSCRIÇÕES

    O prazo para inscrições nos exames nacionais do ensino secundário decorre do dia 16 de fevereiro a 1 de março.
    Os alunos deverão consultar a informação afixada na escola.

    REGULAMENTO DE EXAMES

    NORMA 01/JNE

  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

  • Demo Image

    ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS

    Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola!
    Para mais informações, devem consultar o seguinte endereço:
    https://opescolas.pt/
  • Demo Image

    MANUAIS ESCOLARES - ANO LETIVO 2017/2018

    1º CICLO

    DISPONÍVEL A LISTAGEM DOS MANUAIS ADOTADOS

Imprimir

Sessões “O Cinema está à tua espera”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), nos dias 15 e 16 de fevereiro, decorreram diversas sessões de cinema nas Bibliotecas Escolares do agrupamento Manuel Monteiro, Charneca em Flor e Além das Letras. O filme projetado, a todos os alunos do 3º ciclo, foi Adeus, Pai de Luís Filipe Rocha que nos interpela sobre a solidão de muitos jovens e adolescentes, consequente da vida atarefada e atribulada dos seus pais, que dificulta, por vezes, dedicarem mais tempo aos seus filhos.A partir de uma escrita imaginativa, Filipe, o filho marcado pela distância e ausência emocional de seu pai, inventa uma estória, que desejava verdadeira, onde a proximidade e o afeto seriam intensas no seu relacionamento. A ação desenvolve-se, essencialmente, na atmosfera mágica do arquipélago Açoriano, retratando a vida peculiar das suas gentes e tradições.

Apesar de contar com mais de 20 anos, esta longa-metragem (datada de 1996), da autoria de Luís Filipe Rocha é de uma intensidade e intemporalidade perturbadoras, daí que permita múltiplas abordagens nas diferentes áreas disciplinares. Sem dúvida, uma ferramenta pedagógica a ser usada dadas as suas múltiplas potencialidades.

Imprimir

EB1/JI Outeiral - Valentine´s Day

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Outeiral

O “Valentine´s Day” não passou despercebido na Escola EB do Outeiral, sendo comemorado no dia subsequente. As docentes de Inglês do 3.o e 4.oanos, com a colaboração das titulares, dinamizaram atividades com o intuito de reforçar nos alunos o gosto pela língua e efemérides dos países de língua oficial inglesa. Foi realizado um concurso de postais ilustrados em sala de aula e, depois dos resultados apurados, foram entregues brindes aos autores dos cartões mais votados pelos próprios alunos. Estes entoaram, ainda, a música “Friends”, entre outras, e aderiram ao convite fotográfico “Be my Valentine”.

Uma atividade lúdica numa aula imbuída de afetos!

(Ver Vídeo no Youtube)

Imprimir

FESTA DE CARNAVAL NA EB MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No final da manhã do passado dia 9 de fevereiro, a EB Maceda festejou a época carnavalesca com a realização de um desfile em que participaram praticamente todas as turmas. A organização do Desfile esteve a cargo dos alunos do 9ºG que, em articulação com o seu DT e a Coordenação de Estabelecimento, prepararam o espaço e toda a logística inerente à realização do desfile. Com a devida antecedência, procederam à divulgação da actividade, ao registo das turmas e alunos participantes e respetivos temas alegóricos e musicais.

Todos os alunos da Escola estiveram envolvidos na atividade, um grande número como participantes no desfile e os restantes presenciando as divertidas atuações e coreografias dos seus colegas. Um júri, constituído pelos docentes Armando Ataíde e Helena Caldeira e pela Assistente Operacional Rosa Maria, procedeu à avaliação das turmas participantes, tendo premiado três turmas: o 5º H como o melhor grupo do 2º ciclo, o 7ºG como o melhor do 3º ciclo e, por mérito especial, o grupo de alunos do 9ºH.

Parabéns a todos os que participaram no desfile.

Imprimir

Carnaval 2018 na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 9 de fevereiro, a Escola da Relva brilhou com as fantasias e guarda-chuvas decorados com muita imaginação. A alegria espalhou-se pelo recreio da escola, que apesar do tempo chuvoso, as crianças desfilaram com os seus coloridos guarda-chuvas. Elas estiveram deslumbrantes e com muito entusiasmo, desfilaram, rodopiaram, cantaram, dançaram e encarnaram as personagens que tanto admiram. O desafio lançado aos Encarregados de Educação na elaboração de guarda-chuvas com materiais reciclados superou todas as expetativas. O resultado foi muito positivo! Parabéns a toda a comunidade educativa pelo seu empenho nesta atividade! 

Imprimir

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA – MENSAGEM DOS ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura gostaríamos de deixar uma mensagem muito simples, mas também muito especial, ditada pelos alunos do primeiro ciclo, no âmbito da disciplina de Programação e Robótica.

Atualmente verifica-se uma grande dependência das pessoas relativamente à Internet, registando-se um aumento significativo do tempo que passam online. Neste sentido, é importante alertar as pessoas para uma utilização moderada destes novos meios tecnológicos e comunicacionais.

Imprimir

Orçamento Participativo das Escolas

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola. A melhor proposta será votada no final de março.

Para mais informações, deve consultar o endereço   https://opescolas.pt/

Imprimir

“Utilização da internet em segurança” - Sessão de sensibilização para Pais e Encarregados de Educação

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No próximo dia 6 de fevereiro, pelas 18:30 horas, na Biblioteca Escolar Charneca em Flor da Escola Básica Florbela Espanca, irá decorrer uma sessão de sensibilização sobre a utilização da Internet em Segurança, no sentido de disponibilizar algumas informações úteis sobre proteção de navegação na web e respetiva disseminação pelos alunos do agrupamento. 

Esta sessão destina-se a Pais e Encarregados de Educação de todas as escolas do agrupamento da área geográfica de Esmoriz e Cortegaça. A mesma ação será replicada, na Biblioteca Escolar Além das Letras, da Escola Básica de Maceda, no próximo dia 8, pela mesma hora.

Estão todos convidados a participar!

CONVITE - BIBLIOTECA ESCOLAR MANUEL MONTEIRO

CONVITE - BIBLIOTECA ESCOLAR CHARNECA EM FLOR

CONVITE - BIBLIOTECA ESCOLAR ÁLEM DAS LETRAS

Imprimir

Escritor Carlos Nuno Granja na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No passado dia 26 de janeiro, os alunos da Escola da Relva receberam o escritor Carlos Nuno Granja. Uma atividade promovida pelas Bibliotecas Escolares e que pretende fomentar o contacto dos alunos com autores e com o livro, com a palavra escrita e dita. Os momentos foram partilhados com magia entre histórias criadas e histórias vividas. Desde o pré-escolar até aos alunos do 4º ano, todos contactaram com as diversas obras para crianças do autor vareiro e a forma como a escrita surgiu na sua vida. Por fim, o escritor deu autógrafos que fizeram as delícias dos alunos.

Imprimir

A ilustradora Alexandra Gonçalves esteve na EB da Vinha

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Vinha

A comunidade escolar da EB da Vinha recebeu com grande entusiasmo a ilustradora do livro “E o burro sou eu?” do escritor Henrique Pereira. Alexandra Gonçalves começou por contar a história que reforça o respeito que todos devemos ter pelas características de cada um. À medida que ia contando, explicava os diferentes significados das expressões idiomáticas e provérbios que surgem no texto, onde a palavra “burro” se destaca: “vozes de burro não chegam ao céu”; “andar de cavalo para burro”; “carregado que nem um burro”; “amarrar o burro para longe” …

Num segundo momento, demonstrou como criou as ilustrações que dão expressividade às palavras. Desenhou o Burro, o aluno exemplar da turma; o Pulgas, o aluno mais irrequieto e o Bolota, aluno rechonchudo e resmungão.