Consulta Alunos  

  • Demo Image

    CONCURSO ATIVIDADES ENRIQUECIMENTO CURRICULAR - 1º CICLO

    MOVIMENTO E DRAMA/OFICINA DE PLÁSTICA

    CONSULTAR AVISO

  • Demo Image

    CONCURSO CONTRATAÇÃO ASSISTENTES OPERACIONAIS

    DIÁRIO DA REPÚBLICA AVISO Nº 10237/2016 18/08/2016

    CONSULTAR AVISO

  • Demo Image

    ANO LETIVO 2016/2017 - MANUAIS ESCOLARES

    DISPONÍVEL LISTAGEM MANUAIS ADOTADOS

    ACEDER AO MENU ANO LETIVO 2016/2017 - MANUAIS ESCOLARES

  • Demo Image

    ENSINO PROFISSIONAL

    Época de Recuperação de Módulos para conclusão de Curso

    Inscrições nos Serviços Administrativos de 1 a 30 de Setembro de 2016

  • Demo Image

    DEVOLUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES

    ALUNOS SUBSIDIADOS DO 9º ANO E 12º ANO

    AVISO

Imprimir

Reis e Poetas - Podcast 6ºJ

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito do projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar”, a turma do 6ºJ, da Escola Básica de Maceda, construiu um podcast sobre reis e poetas de Portugal desde o século XII ao século XX, na disciplina de História e Geografia de Portugal, com a profª Goreti Rua. Este projeto pretendeu desenvolver a literacia da leitura e cumprir os seguintes objetivos: ler para apreciar textos variados, ler com fluência, interpretar diferentes tipos de texto e partilhar experiências de leitura autónoma.

Foi uma experiência enriquecedora e que envolveu ativa e empenhadamente os alunos, quer nas pesquisas que serviram de suporte aos textos que produziram, quer na organização dos vários grupos de trabalho no processo de revisão dos textos e ensaios das leituras em voz alta. A equipa de professores bibliotecários agradece o empenho de todos os que colaboraram neste projeto, em especial à professora Goreti Rua.

Imprimir

Escolas do Agrupamento vencedoras dos Desafios Seguranet!

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Durante o presente ano letivo todos os alunos do Terceiro Ciclo inscritos em disciplinas de Informática (TIC – 7º/8º Ano) tiveram oportunidade de participar nos Desafios Seguranet, organizados pela Direção-Geral da Educação. Esta atividade tinha como objetivo sensibilizar os alunos para os procedimentos corretos a adotar relativamente a situações relacionadas com a Segurança Digital, as quais eram apresentadas mensalmente nos Desafios Seguranet. No final do ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, representado pela Escola Secundária de Esmoriz e pela Escola EB23 de Maceda, foi considerado um dos estabelecimentos de ensino vencedores dos Desafios Seguranet, em virtude terem ultrapassado os 3000 pontos (Escola Secundária de Esmoriz – 3558 e Escola EB23 de Maceda – 3835), pelo que irão receber um certificado e prémios alusivos à classificação. Tendo em conta a avaliação realizada pelos docentes envolvidos, o Grupo de Informática considera fundamental a realização deste tipo de atividades, essenciais para a sensibilização dos alunos mais novos relativamente a um tema tão importante como é a Segurança Digital.

 

Imprimir

Desporto Escolar - Iniciados Masculinos Campeões de Voleibol de Praia

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 1 de junho os nossos alunos (iniciados masculinos) ganharam a etapa final do campeonato de voleibol de praia do desporto escolar - projeto piloto, desenvolvido pela dgeste – direção serviços região norte.

Na praia de Espinho estiveram escolas de todo o país para a etapa final dos campeonatos de iniciados e de juvenis de Voleibol de Praia, competição apadrinhada e abrilhantada pelos olímpicos Miguel Maia, João Brenha e Francisco Fidalgo. 

Iniciados (1º lugar): Filipe Ramos, Manuel Alves, Pedro Teresinho, Diogo Costa e Gonçalo Sousa.

Juvenis (4º lugar): Diogo Sá, Miguel Santos e João Ferradaz.

Árbitros: Patrícia Rodrigues e Gonçalo Sousa. 

Excelente Prestação. Esmoriz Escola de Voleibol. PARABÉNS A TODOS!

Imprimir

"Operação Tampinhas" – Visita de estudo à Lipor

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do projeto “Operação Tampinhas”, os alunos da turma C do quinto ano de escolaridade, deslocaram-se em visita de estudo às instalações da Lipor, em Baguim do Monte, no dia um de junho, em virtude de, com a sua contribuição, terem ganho o concurso da recolha de tampinhas.

Para além de uma visita guiada às instalações onde puderam verificar como se faz a triagem dos vários tipos de resíduos que diariamente chegam à Lipor, puderam partilhar conhecimentos e expressar opiniões, durante a sessão de esclarecimento sobre a regra dos três R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Visitaram ainda, com grande entusiasmo, a “Horta da Formiga”, uma quintinha onde se pratica agricultura biológica, utilizando a fração orgânica dos resíduos, pela compostagem, para produzir fertilizante para adubar os jardins e as colheitas.

Reciclar e ser solidário, deve fazer parte dos nossos hábitos quotidianos.

Imprimir

Dia Mundial do Ambiente 2016

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A comemoração do cinco de junho, dia do Ambiente, leva-nos a refletir sobre temas como: a poluição do ar, do solo e da água; desflorestação; diminuição da biodiversidade e da água potável para o consumo humano; destruição da camada de ozono; destruição das espécies vegetais e das florestas; extinção de animais, entre outros. Cuidar é a melhor forma de preservar, com o objetivo de sensibilizar. É importante que a população seja consciencializada dos danos causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, diminuindo a produção de lixo, usando menos produtos descartáveis e evitando andar de automóvel todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, as gerações futuras viverão melhor.

No dia trinta e um de maio, durante a manhã, foi realizada, na biblioteca da Escola Secundária, uma palestra para os alunos do nono ano, alusiva ao tema “ As alterações climáticas” e com o objetivo de sensibilizar para os problemas ambientais. No local, esteve patente uma exposição de trabalhos realizados por estes alunos na disciplina de geografia.

Imprimir

Alunos mais novos aprendem a programar robots

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Durante o presente ano letivo o Grupo de Informática dinamizou um conjunto de atividades na área da Robótica, dirigidas aos alunos do 4º ano de todas as Escolas do Primeiro Ciclo do Agrupamento. Deste modo, durante os meses de Abril e Maio, equipas de professores do Grupo de Informática dirigiram-se às escolas no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da robótica na vida diária das pessoas, tendo sido apresentados diversos exemplos de aplicação da Robótica na sociedade atual.

Durante as sessões práticas os alunos mais pequenos tinham à sua disposição computadores portáteis, onde podiam criar e desenvolver os seus próprios programas, os quais eram posteriormente testados nos Robots LEGO NXT MindStorms.

As sessões realizadas nas escolas foram bastante dinâmicas e os alunos responderam com entusiasmo aos desafios colocados pelos professores. Sendo a programação uma área com uma adesão ainda pouco significativa por parte de elementos femininos, será de realçar interesse e empenho colocado pelas alunas do primeiro ciclo na resolução dos problemas/exercícios propostos.