ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL

DISPONÍVEL LISTA DE ORDENAÇÃO

Português na Palma da Mão

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 24 de outubro, decorreu a apresentação da primeira edição do livro “Português na Palma da Mão”, projeto das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, com a colaboração dos professores do grupo de Português e dos professores do 1º ciclo. Esta apresentação decorreu nas instalações da Biblioteca Manuel Monteiro, localizada na Escola Secundária de Esmoriz.

O evento foi apresentado pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares, tendo estado presentes a Sra Vereadora da Educação, o Sr Presidente  da Junta, o Sr Presidente do Conselho Geral, a Diretora do Agrupamento, a Coordenadora do Departamento de Línguas, Professores, Alunos e Encarregados de Educação. Para além dos discursos dos convidados, foram também dadas a conhecer as atividades desenvolvidas nas diferentes bibliotecas escolares que se encontram documentadas no sítio da internet criado para o efeito.

Olhares Sobre a Violência

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 10 de outubro 2014, os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, do 11 ano, realizaram a cobertura do II Encontro de Psicologia de Esmoriz que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os alunos puderam, não só assistir as comunicações, como também aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de componente técnica do curso. Foi possível realizar um vídeo, fotografar e entrevistar. O tema deste encontro intitulou-se Olhares Sobre A Violência, o qual foi abordado por vários oradores numa perspetiva teórica, mas com exemplos concretos e preocupantes se atendermos à percentagem de crimes por agressão. Pretende-se que os alunos do curso tenham outras oportunidades para adquirir experiência e conhecimentos. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte (AEEON) agradece a oportunidade e a confiança depositada nestes jovens.

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Comemora-se, hoje, dia 16 de outubro, e desde 1981, o Dia Mundial da Alimentação – 2014. A Assembleia Geral das Nações Unidas, através da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura) designou 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar” – “Alimentar o mundo, cuidar da terra”, de modo a valorizar a agricultura familiar e os pequenos agricultores, forma predominante da agricultura no setor da produção de alimentos. Assim, centra-se a atenção do mundo na importância do papel da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, proporcionando segurança alimentar e nutricional, melhorando os meios de subsistência, a gestão de recursos naturais, a proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Dia Mundial da Alimentação

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Na Biblioteca da Escola Florbela Espanca foram expostas algumas ementas elaboradas pelos alunos  das várias turmas do 6º ano, incluindo a ementa vencedora. Neste âmbito foram, ainda, expostas várias ervas aromáticas e condimentos, acompanhados da explicitação do uso dos mesmos na culinária. Verificou-se boa adesão por parte dos alunos, que visitaram a Biblioteca, relativamente a esta iniciativa.

Dia Mundial da Alimentação - Ementas

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Os alunos do 9º ano, da Escola Secundária de Esmoriz, e do 6º ano, da Escola Florbela Espanca e da Escola de Maceda, participaram na comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro de 2014) com a elaboração de uma ementa, obedecendo aos princípios de uma alimentação saudável e equilibrada.

Pequeno Almoço Saudável na Escola!

Os alunos da EB/JI da Relva tiveram uma manhã diferente na escola pois tomaram o pequeno-almoço na companhia dos colegas, professores e auxiliares de ação educativa. O pequeno-almoço saudável era constituído por leite, pão, cereais, queijo e fiambre. Neste Dia Mundial da Alimentação, os alunos aprenderam que um pequeno-almoço saudável e variado é fundamental para a aprendizagem e bom sucesso escolar. Durante este dia, foram realizadas atividades diversificadas e divertidas de forma a alertar para os bons hábitos alimentares regidos pela Roda dos Alimentos.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESMORIZ – OVAR NORTE VENCE CONCURSO EUROPEU

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte participou num concurso promovido pela European Schoolnet, tendo conquistado o primeiro lugar.

Durante o ano letivo 2013/2014 o nosso agrupamento esteve envolvido no Projeto InGenious, um projeto europeu patrocinado pela European Schoolnet, cujo objetivo era sensibilizar os nossos alunos para as profissões/carreiras nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática.

No âmbito deste projeto, o nosso agrupamento participou num concurso europeu promovido pela European Schoolnet, tendo apresentado uma infografia com caráter científico-pedagógico subordinada ao tema “Introducing Robotics in the Classroom”. Este trabalho, desenvolvido pelo Coordenador do Projeto, professor António João Lopes foi selecionado, num universo de cerca de 100 trabalhos apresentados por professores de diversos países europeus, para estar presente na fase final do concurso, a qual decorreu no período de 21 a 23 de setembro, na cidade de Varsóvia – Polónia.