Consulta Alunos  

Imprimir

Centro Escolar EB1/JI de Estrada, Maceda, distinguido com o projeto de ação educativa "A Minha Lancheira é uma Pinhata?", como "Escola Amiga da Criança 2018"

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Dando cumprimento a uma das etapas previstas no plano de ação deste projeto, apresentamos publicamente o relatório do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito do Nepso. Um percurso pedagógico, estruturado, interdisciplinar e integrado, que valorizou a pesquisa como motor gerador de múltiplas atividades no âmbito da alimentação. Preocupa-nos qualidade do conteúdo alimentar das lancheiras escolares dos nossos alunos, sabendo que elas refletem um conjunto de atitudes e comportamentos comuns nos dias de hoje. Durante o processo, os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitem uma maior consciencialização das características dos produtos e hábitos alimentares mais, menos e nada saudáveis.
Ao partilhar este documento, o corpo docente, deseja que pela obtenção de conhecimentos sobre a realidade (investigada, analisada e debatida com os alunos), os Encarregados de Educação reflitam e decidam sobre os alimentos e bebidas que colocam, diariamente, na lancheira do seu educando. Este trabalho teve a participação ativa dos E.E., em particular aquando do preenchimento dos questionários. (cuja participação agradecemos). Para além da monitorização e validação (obrigatórias) efetuadas às diferentes etapas do projeto na plataforma digital da Fundação Vox Populi,  os questionários e o tratamento dos dados estatísticos tiveram a supervisão técnica da equipa Nepso (Marktest).

Imprimir

DIA DO AGRUPAMENTO NA EB MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 5 de Junho, comemorou-se o Dia do Agrupamento na EB Maceda com um conjunto de atividades que decorreram ao longo do dia. Da parte da manhã, devido às condições climáticas, que levaram ao cancelamento da programada Caminhada Eco-Escolas, os docentes dinamizaram sessões de cinema em duas salas de aula e sessões de curtas metragens no polivalente, em articulação com o ShortCutz. Simultaneamente, decorreu a “Caça ao tesouro”, da responsabilidade dos professores bibliotecários, e atividades experimentais no laboratório de Ciências, implementado pelas docentes desta disciplina. Já de tarde, decorreu um Peddy-paper interdisciplinar, organizado por um conjunto alargado de docentes e no qual que participaram equipas constituídas por um máximo de seis alunos. Ao final da tarde e início da noite, decorreu uma festa-convívio entre a comunidade escolar, organizada pela Associação de Pais. A festa dividiu-se entre o polivalente, onde decorreu um pequeno espetáculo musical protagonizado pelos grupos PercutaRufar, Mix&Friends e um grupo constituído por alguns docentes e alunos, e a cantina, onde foi possível degustar algumas iguarias preparadas pelos Encarregados de Educação.

O dia foi longo e cansativo, mas vivido com alegria e boa disposição por parte de toda a comunidade escolar!

Imprimir

Festa de Final de Ciclo - Escola da Estrada

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Os gnomos (desculpem), os alunos do 4º ano do CEM realizaram o seu convívio em "jeito de despedida" de final do 1º Ciclo. A visita decorreu ao Parque das Nações, em Lisboa, com o objetivo de num "abraço ao mundo olhar o horizonte".
Os alunos visitaram o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento, onde concretizaram um conjunto de vivências com valor cultural e científico acrescido ( o fundamental nesta viagem). 
Também tiveram a oportunidade de "olhar o Tejo e para Além dele", como reforço ao que semanas antes tinham estudado na sala de aula. Aos encarregados de educação, um Obrigado por terem, acreditado e aceite a proposta deste modelo de "fecho de ciclo". 
Um agradecimento à Direção do agrupamento pela autorização à concretização desta viagem de estudo. 
Centro Escolar de Maceda
Imprimir

Dia do Ambiente/Dia do Agrupamento, na Florbela Espanca

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

O 5 de junho foi a data escolhida para se comemorar o “Dia do Agrupamento”. Neste dia, na Escola EB Florbela Espanca, os alunos puderam desfrutar das seguintes atividades: exibição de patinagem artística no ginásio; atividades musicais no polivalente; exposições de trabalhos de EV, ET e EMRC no bloco B; exposição de trabalhos de “História Viva” e passagem de curtas sobre o ambiente e a juventude na biblioteca; os “quintos a programar” na sala de informática; jogos e torneios no interior e no exterior (apesar do tempo que começou a fazer das suas, da parte da tarde…);laboratório de CN; aula de ioga e sessão sobre o bullying, no bloco D; visionamento do filme “Astérix e Obélix contra César”, no bloco A. Os alunos, pessoal não docente e pessoal docente foram ainda presenteados com uma deliciosa fatia de bolo. Foi um dia vivido com alegria.

VER VÍDEO

Imprimir

EB de Maceda, a Eco-Escola do Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foram várias as atividades desenvolvidas na EB de Maceda, ao longo do ano letivo, no âmbito do Programa Eco-Escolas, de acordo com o plano de ação estipulado em Conselho Eco-Escolas. O objetivo de todas elas foi, incisivamente, a sensibilização da comunidade escolar para a premente necessidade de preservação do planeta Terra.

Desde o “Meia Dúzia de Minutos Verdes”, inspirado no formato “Minuto Verde”, passando pelas “Brigadas do Lixo”, a participação no Carnaval, o “Concurso de Ecopontos”, a visualização de curtas-metragens alusivas à “plastificação” dos mares, destacam-se, pela sua abrangência, a cerimónia do Hastear da Bandeira do Eco-Escolas (Galardão do ano letivo transato) ao som do hino do Eco-Escolas, a comemoração do “Dia Mundial da Árvore”, bem como do “Dia Mundial da Terra/ Dia Mundial da Água”. Estava também prevista uma caminhada, alargada à comunidade, até à zona florestal de Maceda, no Dia Mundial do Ambiente / Dia do Agrupamento, que não foi realizada devido às condições climáticas, tendo-se, nesta data, procedido à entrega de prémios do referido concurso.

A concretização das atividades só se tornou possível graças à recetividade demonstrada pelos alunos, docentes, assistentes operacionais e demais elementos integrantes do supracitado conselho (representantes da Direção do Agrupamento, da Coordenação de Estabelecimento da Câmara Municipal de Ovar, da Junta de Freguesia de Maceda e dos Pais e Encarregados de Educação). Salienta-se a prontidão e entusiasmo dos alunos da Educação Especial e suas docentes, que responderam afirmativamente aos desafios, nomeadamente a elaboração de ecopontos azuis, para posterior colocação em salas de aulas, e do poster eco-código.

Imprimir

Concurso Intermunicipal de Leitura 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte participou no Concurso Intermunicipal de Leitura (3.ª fase da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2017/2018), que decorreu no Centro de Artes de Águeda, no dia 19 de maio. O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado, tal como em edições anteriores, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), contando este ano com o apoio da Câmara Municipal de Águeda. O nosso Agrupamento representou o concelho de Ovar com 2 alunas. A Catarina Rodrigues, da Escola Básica de Estrada, na prova relativa ao 1.º ciclo e a Bárbara Ruivo, da Escola Secundária de Esmoriz, na prova do ensino secundário.

Imprimir

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural 2018 – Escola distinguida com Menção Honrosa

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O Prémio Escolar AEPC 2018 levou a Escola, uma vez mais, a destacar-se no panorama nacional. Apesar de não ter sido contemplada com o prémio maior, na sua categoria, a simples menção honrosa permite-lhe ostentar a grandeza pela divulgação do património cultural de Esmoriz e Ovar, com um pormenor de ligação a Inglaterra. De facto, os dois trabalhos apresentados pelas alunas Ana Cunha e Daniela Soares, do 10.º ano – Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, e pelo aluno António José, do 12.º ano – Curso Profissional de Multimédia, sob a coordenação do professor António João Lopes, acabaram por cativar não apenas a plateia mas também as entidades que presidiam ao certame. No final da cerimónia de entrega dos prémios, ocorrida na Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa, em 8 de junho último, as entidades que presidiram à cerimónia e outros elementos do júri deram-nos expressamente os parabéns pelo trabalho apresentado. E quem eram estas entidades? Nem mais nem menos que a Secretária de Estado da Educação, Dr.ª Alexandra Leitão, a Dr.ª Isabel Alçada e o Dr. Guilherme de Oliveira Martins. Curiosamente, estas duas personalidades já foram ministros da educação. Também os representantes do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa nos fizeram chegar a sua admiração pelo trabalho apresentado. A sessão iniciou-se com a mensagem do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa que saudou os participantes e, como é natural, tentou cativar-nos para a promoção do conhecimento do património cultural nacional e europeu.

Imprimir

Dia Mundial da Criança na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 1 de junho, os alunos da Escola da Relva festejaram o seu dia com muita diversão e alegria. Cheios de energia, participaram em jogos tradicionais: corridas de sacos, lançamento de bolas, jogo da colher e corridas a três pernas. Foram surpreendidos por um saltitar e cheiro a pipocas doces que fizeram as delícias de todos. Ao longo da manhã, as crianças tiveram a oportunidade de ter pinturas faciais e balões que foram modelados de acordo com as suas figuras preferidas. Com grande delírio, houve lançamento de foguetes de papel pelo ar! A aula de zumba alegrou as crianças que com muita coordenação foram balançando ao som das diversas músicas. Para almoço, neste dia tão especial, foram presenteados com cachorros quentes, batatas fritas, sumo e um cremoso gelado! No período da tarde, os alunos mais novos tiveram uma pequena sessão de cinema. Estas atividades foram dinamizadas em parceria com a Associação e Comissão de Pais desta escola. Um dia diferente para relembrar!