MANUAIS ESCOLARES - ANO LETIVO 2017/2018

DATA - 16 DE NOVEMBRO DE 2017 PELAS 19H00

VER CONVITE

Natal 2017 na Escola da Relva

Na última semana de aulas, os alunos da Escola da Relva vivenciaram o Natal com muita alegria e ansiedade. No dia 12 de dezembro, os alunos foram assistir ao musical “Alice no País das Maravilhas”, no gelo, em Matosinhos. Ao longo da semana, elaboraram diversos trabalhos relacionados com esta época festiva, não esquecendo de escrever o postal para a família e a carta ao Pai Natal dos CTT. No último dia de festa, o Pai Natal visitou a escola e distribuiu presentes docinhos por todas as crianças, que se reuniram num lanche cheiroso a canela com muita aletria.

Votos de Boas Festas!

Dia Nacional do Pijama – A Escola da Relva é Escola Pijama!

Todos os alunos foram vestidos de pijama para a escola para relembrarem que “uma criança tem direito a crescer numa família!”. Todas as crianças ajudam outras crianças. Esta é uma verdadeira missão, educativa e solidária, que se refletiu em diversas atividades: leitura e exploração da obra “O Botão invisível” e realização de atividades lúdicas relacionadas com este tema, em parceria com a família. No dia 20 de novembro, a escola esteve reunida por uma música (recriação de tema do grupo Átoa) e dança (coreografia do bailarino Cifrão), numa magia da Missão Pijama!

Magusto na Escola da Relva

Realizou-se mais uma festa de S. Martinho na Escola da Relva. Durante toda a semana precedente ao dia do Magusto, cada turma, na sua sala, preparou e desenvolveu trabalhos alusivos ao tema. Todas as atividades foram realizadas com grande entusiasmo por parte dos alunos que se mostraram muito participativos e ativamente envolvidos em todos os momentos de preparação e desenvolvimento das mesmas. No dia do magusto, os alunos estiveram na presença de dois vendedores de castanhas, que espalharam o cheiro de castanha assada pelo recreio da escola. Num ambiente alegre e divertido, os alunos degustaram as castanhas acompanhadas com o leite escolar e simultaneamente, tiveram a oportunidade de cantar e dançar músicas alusivas ao festejo.

Esta atividade desenvolveu nas crianças o gosto por conhecer as tradições e as manter vivas!

Festa de Final de Ano - Escola da Relva

No dia 16 de junho, a Comunidade Educativa da Escola da Relva promoveu a Festa Final de Ano, em parceria com a comissão de pais. Convidando os encarregados de educação e familiares, a iniciativa proporcionou a apresentação de momentos de dança, representação de temas musicais, permitindo a execução de conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo. Todos deram o seu contributo! No final, houve um momento de convívio e de confraternização entre os presentes, com as habituais barraquinhas dos “Comes e Bebes”. Foi um espetáculo que espalhou som, alegria e foguetes coloridos para festejar mais um final de ano letivo.

Até para o próximo ano letivo!

Dia da Alimentação - Escola da Relva

No dia 16 de outubro, os alunos iniciaram o dia com um rico pequeno-almoço na escola juntamente com os colegas, professores e auxiliares de educação. Esta refeição foi constituída por leite, cereais, pão, manteiga, queijo e fiambre, alimentos oferecidos por uma superfície comercial de Esmoriz. Todos aprenderam que esta é a refeição mais importante do dia para serem saudáveis e alunos de sucesso!

Receção aos novos alunos – Cerimónia dos Padrinhos e Afilhados - Escola da Relva

O primeiro dia de escola foi muito especial, relembrando os amigos e contando as aventuras das férias de verão. Os alunos divertiram-se a libertar bolinhas de sabão, com o presente especial da escola. No dia 18 de setembro, os alunos do 1º e do 4º ano, muito orgulhosos, participaram numa cerimónia de receção aos novos alunos, sendo assistida por todos os elementos da escola. Os mais velhos apadrinharam os mais novos e responsabilizaram-se por ajudá-los nesta nova etapa da vida na escola. Os finalistas ofereceram uma medalha em cartolina com os seus nomes escritos recebendo dos seus afilhados um marcador de livro também com identificação. No final, todos os alunos envolvidos cantaram em danças de roda e deram um grande abraço de profunda amizade.

A todos um bom Ano Letivo!

Dia da Família na Escola da Relva

No dia 15 de maio, a Escola da Relva festejou o Dia da família abrindo as portas à comunidade educativa. Enquanto visitavam a Feira do Livro, os convidados conviveram e saborearam um delicioso café acompanhado por biscoitos. Os alunos surpreenderam os familiares com duas canções dedicadas aos pais, sendo aplaudidas com muita emoção. Enquanto os alunos assistiam a um filme nas suas salas, os convidados participaram numa sessão intitulada “ Envolvimento Parental”, orientada pela doutora Filomena Sobral, mestre em Psicologia, onde foram referidos temas, tais como “ O papel dos pais como principais educadores”, “Pais como modelos”, “ Fatores que influenciam o desenvolvimento das crianças” .  Este momento proporcionou enriquecimento pessoal e social e interação entre os presentes.

A Escola da Relva agradece a presença e boa disposição da comunidade educativa!