Centro Escolar EB1/JI de Estrada, Maceda, distinguido com o projeto de ação educativa "A Minha Lancheira é uma Pinhata?", como "Escola Amiga da Criança 2018"

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Dando cumprimento a uma das etapas previstas no plano de ação deste projeto, apresentamos publicamente o relatório do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito do Nepso. Um percurso pedagógico, estruturado, interdisciplinar e integrado, que valorizou a pesquisa como motor gerador de múltiplas atividades no âmbito da alimentação. Preocupa-nos qualidade do conteúdo alimentar das lancheiras escolares dos nossos alunos, sabendo que elas refletem um conjunto de atitudes e comportamentos comuns nos dias de hoje. Durante o processo, os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitem uma maior consciencialização das características dos produtos e hábitos alimentares mais, menos e nada saudáveis.
Ao partilhar este documento, o corpo docente, deseja que pela obtenção de conhecimentos sobre a realidade (investigada, analisada e debatida com os alunos), os Encarregados de Educação reflitam e decidam sobre os alimentos e bebidas que colocam, diariamente, na lancheira do seu educando. Este trabalho teve a participação ativa dos E.E., em particular aquando do preenchimento dos questionários. (cuja participação agradecemos). Para além da monitorização e validação (obrigatórias) efetuadas às diferentes etapas do projeto na plataforma digital da Fundação Vox Populi,  os questionários e o tratamento dos dados estatísticos tiveram a supervisão técnica da equipa Nepso (Marktest).

Temos consciência que o trabalho não termina aqui. Ele fornece um conjunto de informações e conclusões, aos quais, no futuro, iremos continuar a dar a nossa atenção e reforçar a nossa ação educativa. Foi também com alegria que recebemos a notícia que o Centro Escolar EB1/JI de Estrada, Maceda, foi distinguido, como “Escola Amiga da Criança 2018", com este projeto, num concurso nacional organizado pela Leya Educação e CONFAP, onde participaram 940 escolas e das quais 495 foram distinguidas.

Centro Escolar de Maceda