EB1 Campo Grande - Semana da Leitura/Dia do Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Campo Grande

Na Escola Básica de Campo Grande, de 16 a 20 de março, vivemos diversos momentos lúdicos, desportivos e culturais no âmbito da Semana da Leitura e do Dia do Agrupamento.

Dia 14 - Todos ouviram ler um poema de José Jorge Letria

Dia 16 – Recordamos que Somos Heróis da Fruta, SEMPRE!

No período da manhã deitámos mãos à obra e, de acordo com o gosto e criatividade de cada um, fizemos e comemos deliciosas e nutritivas espetadas de fruta. Experimentem.

Dia 17 – pela manhã

10:15, toca estridente a campainha, três vezes… um incêndio na escola… Todos a pôr em prática as medidas de evacuação do edifício. Rapidamente chegámos ao ponto de encontro há muito conhecido. Todos os anos praticamos este exercício.

Porém, fomos surpreendidos pelo som dos carros dos bombeiros e das ambulâncias; os vizinhos e familiares de alguns alunos acorriam com o “coração nas mãos” ao gradeamento; alguns colegas desconfiavam enquanto outros choravam; os professores alertavam para não sairmos de perto deles e contavam-nos repetidamente… Faltava a Bárbara! A professora Rosa Maria avisou o bombeiro responsável pela operação que o fogo era na cozinha e que uma menina de 10 anos tinha ficado dentro do edifício.

Aqueles bombeiros agiram de imediato e a nossa colega foi salva do 1ºandar com recurso a uma corda e, como tinha “inalado fumo”, foi socorrida dentro da ambulância. Alguns colegas entraram em pânico e lá nos fomos acalmando uns aos outros. Parecia tudo muito real, até cheirava a fumo!

No final os elementos dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz conversaram connosco em assembleia e deram-nos os parabéns por termos respeitado sempre as indicações dos professores, das auxiliares e as deles. Acrescentaram que irão fazer um relatório, para melhorar a segurança de todos, e enviá-lo-ão ao Sr. presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Dia 17 – ao início da tarde

A Senhora Adelina, doceira de mão cheia, veio mostrar como faz as regueifas da Páscoa. Este doce continua a ser muito apreciado nesta época festiva.

Nós vivemos de tradições e esta ainda é o que era…

Partilhou connosco os ingredientes e a forma de amassar mas, guardou o segredo que já vem de gerações e que dá o toque tão especial a esta receita. No final disse que aquelas regueifas “iam ficar a dormir um sono de 12 horas, antes de irem para o forno de lenha”.

Dia 18 – Voltámos a fazer uma viagem com paragens em seis estações chefiadas por educadoras e professores.

Cada grupo com crianças/alunos dos diferentes grupos/turmas da escola, guiado pelo seu chefe, parava em cada estação e participava em seis atividades únicas.

Estação da Leitura: Um Dragão na Banheira

Estação Coelhinho da Páscoa: origami, a cabeça do Coelhinho da Páscoa

Estação coreografada: A dança da formiguinha

Estação ovos inquebráveis: jogo de estafeta com um ovo na colher-de-pau

Estação exposição: História de Roda, os ilustradores foram os alunos do ensino pré-escolar e os autores os alunos do 1º ciclo. A história foi sendo construída um dia em cada ano, ao longo da semana.

Estação sabores da Páscoa: saborear a regueifa, feita pela Sra. Adelina, acompanhada com um chá.

No final, seguimos as pistas e partimos à caça aos ovos da Páscoa.

Ao longo desta semana, aceitamos o convite e participámos na iniciativa Solidariedade em Movimento. Consoante as possibilidades de cada um, trouxemos bens alimentares e de higiene/limpeza para ajudarmos a sorrir quem hoje necessita.