Alunos mais novos aprendem a programar robots

Durante o presente ano letivo o Grupo de Informática dinamizou um conjunto de atividades na área da Robótica, dirigidas aos alunos do 4º ano de todas as Escolas do Primeiro Ciclo do Agrupamento. Deste modo, durante os meses de Abril e Maio, equipas de professores do Grupo de Informática dirigiram-se às escolas no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da robótica na vida diária das pessoas, tendo sido apresentados diversos exemplos de aplicação da Robótica na sociedade atual.

Durante as sessões práticas os alunos mais pequenos tinham à sua disposição computadores portáteis, onde podiam criar e desenvolver os seus próprios programas, os quais eram posteriormente testados nos Robots LEGO NXT MindStorms.

As sessões realizadas nas escolas foram bastante dinâmicas e os alunos responderam com entusiasmo aos desafios colocados pelos professores. Sendo a programação uma área com uma adesão ainda pouco significativa por parte de elementos femininos, será de realçar interesse e empenho colocado pelas alunas do primeiro ciclo na resolução dos problemas/exercícios propostos.