Semana Europeia da Programação

O ensino da programação está a ganhar uma importância crescente a nível europeu, sendo considerado fundamental por contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos, nomeadamente o pensamento computacional, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. Neste sentido, surgiu a iniciativa Semana Europeia da Programação, a qual tem o apoio de empresas de renome mundial, nomeadamente a Microsoft e a Google. O Grupo de Informática, considerando essencial a sensibilização dos alunos para as áreas da programação, associou-se a esta iniciativa, tendo dinamizado diversas atividades direcionadas para os alunos do Terceiro Ciclo e do Ensino Secundário, as quais decorreram no período de 15 a 23 de outubro de 2106.

Para o efeito, foram realizadas as atividades a seguir indicadas:

- Visualização dos vídeos disponíveis no website dedicado à Semana Europeia da Programação - ­www.codeweek.eu - no sentido de proceder ao enquadramento da atividade;

- Realização de exercícios/desafios de programação, numa perspetiva de gamificação, alguns deles tendo como referência os jogos Minecraft e Star Wars.

A apreciação global desta atividade pode ser considerada bastante positiva, pois permitiu implementar ambientes de aprendizagem lúdico-pedagógicos, os quais podem desempenhar um papel importante na sensibilização dos alunos para a aprendizagem de conceitos fundamentais na área da Programação, promovendo uma visão mais alargada relativamente aos diferentes usos do computador.

O Coordenador da Área Disciplinar de Informática: António João Lopes