Parlamento dos Jovens 2016/2017

Ficou concluída esta semana a participação do nosso agrupamento no Projeto Parlamento dos Jovens com a ida às Sessões Distritais do Ensino Básico e Secundário em Aveiro e São João da Madeira, respetivamente.

Após um primeiro período em que foram criadas as listas com vista ao debate dos temas propostos pela organização – A comemoração dos 40 anos da Constituição da República, os nossos candidatos a deputados, organizados em quatro listas, duas de cada ciclo de ensino, elaboraram as suas medidas e apresentaram os seus projetos de Recomendação.

No arranque do segundo período escolar chegou a fase mais agitada do projeto. Começamos por receber a visita da Senhora Deputada Diana Ferreira que, no dia 16 de janeiro, debateu com os alunos integrantes das listas a importância do envolvimento dos jovens na análise e divulgação da Constituição da República. O debate foi interessante e produtivo e marcou o arranque da semana em que se fez campanha e se procedeu às eleições.

Após o processo eleitoral e respetivas Sessões Escolares os deputados elegeram, para se fazer representar na fase distrital, os deputados Gabriela Pereira, Inês Marques e Gustavo Oliveira, no ensino básico, e Inês Pereira, Bernardo Neto e Jacinta Pereira no ensino secundário.

Ainda antes das sessões distritais o nosso agrupamento esteve presente na eleição dos elementos das Mesas em Aveiro tendo sido a única escola do distrito a conseguir eleger representantes nos dois ciclos: Inês Vilar, eleita Vice-presidente no ensino básico, e Margarida Santos, eleita Secretária no ensino secundário.

Nos dias 13 e 14 de março os deputados e elementos das mesas acima referidos representaram muito bem o nosso agrupamento com uma postura ativa, intervenções bem fundamentadas e estruturadas e sempre convivendo de forma sã e jovial com os cerca de cem alunos do distrito de Aveiro.

A concluir refira-se que a proposta de tema para o próximo ano letivo selecionada pelo distrito de Aveiro foi o proposto pelo nosso agrupamento: Direito à vida: aborto e eutanásia.

Em nome do professor coordenador do projeto e da Direção do Agrupamento aqui ficam os parabéns aos oito alunos que tão bem nos representaram nas Sessões Distritais e a todos os alunos que se envolveram no Parlamento dos Jovens!