Encontro Inter Escolas Tag Rugby 2016-2017

No passado dia 4 de maio de 2017, o nosso agrupamento participou em mais uma edição do Torneio de Tag Rugby, que se realizou no campo de Rugby da Moita, em Anadia. Este encontro contou com a participação de centenas de alunos oriundos de 15 Agrupamentos de escolas do Distrito Aveiro. A representar o Agrupamento de Escolas de Esmoriz estiveram 77 alunos (49 alunos da escola Básica de Maceda, 14 alunos da escola Básica Florbela Espanca e 14 alunos da escola Secundária de Esmoriz) , que apresentaram um excelente desempenho, participando nos respetivos jogos com responsabilidade, alegria, empenho e concentração, fazendo prever a continuidade e participação dos alunos nesta iniciativa no próximo ano letivo.

Cada equipa era composta por raparigas e rapazes (obrigatoriamente em campo  5 jogadores de ambos os sexos - sendo obrigatória a presença de 3 rapazes e 2 raparigas ou vice-versa). O rugby é um desporto que, para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, como a solidariedade, a disciplina, a camaradagem, o rigor e o espírito de equipa, facilitando a inclusão e a realização pessoal. De salientar ainda que à atividade desportiva se aliou o são convívio entre atletas e professores de várias escolas do distrito de Aveiro, constituindo em si mesmo um dia enriquecedor e prazeroso para todos.