PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA - APRENDER A DESENHAR, ESCREVER E CONTAR EM BINÁRIO

Durante o presente ano letivo todos os alunos do 3º, 4º e 6º ano das escolas do Primeiro e Segundo Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento, encontram-se a frequentar a disciplina de Programação e Robótica. Durante as aulas foram realizadas diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento de competências básicas ao nível do pensamento computacional, numa perspectiva de apresentação de conceitos de programação sem a necessidade de recorrer ao uso de computadores.

Deste modo, os alunos mais novos começaram por aprender a linguagem dos computadores, baseada num sistema de zeros e uns, a qual é bastante diferente da linguagem utilizada pelos seres humanos. Assim, numa primeira fase, os alunos aprenderam a contar em binário, percebendo que para além do sistema decimal, usado pelas pessoas, existem outros sistemas de numeração diferentes, usados pelos computadores. Recorrendo a analogias com sistemas existentes no mundo real, presentes no dia-a-dia dos alunos, foi possível apresentar os números binários de forma bastante intuitiva, pelo que no final da unidade todos os alunos aprenderam a contar em binário, bem como a converter um número binário em decimal e um número decimal em binário.

Numa segunda fase, os alunos aprenderam a desenhar imagens binárias, imagens constituídas por pequenos quadrados pretos e brancos, aos quais demos o nome de pixéis. Durante a realização desta atividade os alunos puderam constatar que estas imagens podiam ser codificadas com números, de forma a serem lidas e compreendidas pelos computadores. Os alunos mostraram muito entusiasmo e empenho na realização desta atividade, durante a qual trabalharam em pares, tendo em vista o desenho e codificação de imagens bastante criativas, as quais deveriam ser adivinhadas/descodificadas pelos respetivos colegas de grupo.

Numa terceira fase, os alunos aprenderam a codificar mensagens, usando um código muito especial, o código ASCII. Os alunos perceberam que usando este código, podiam escrever mensagens de texto que podiam ser compreendidas pelos computadores. Assim, os alunos realizaram uma atividade muito interessante, durante a qual tiveram oportunidade de criar pulseiras binárias, nas quais estava codificada a primeira letra do seu nome. Visto que uma única letra necessitava de um código com oito dígitos, os alunos questionavam a quantidade de dígitos que seriam necessários para guardar uma simples página de texto no computador. Deste modo, foi possível apresentar de forma intuitiva a necessidade de existirem sistemas que pudessem reduzir o tamanho dos códigos, nomeadamente os sistemas de compressão, os quais serão apresentados numa fase posterior do seu percurso escolar.

No Segundo Ciclo do Ensino Básico foram ainda realizadas atividades direcionadas para a codificação de mensagens, durante as quais os alunos aprenderam diversos truques de magia com cartas, tendo em vista a codificação e detecção de erros na transmissão das mensagens através dos computadores.

Como balanço final desta fase da disciplina, será de referir que as atividades estão a decorrer de acordo com as expectativas, sendo de realçar os níveis de empenho e criatividade dos alunos, bem como o trabalho colaborativo realizado pelos docentes de Programação e Robótica em conjunto com os professores titulares das turmas do Primeiro Ciclo.

O Coordenador da Área Disciplinar de Informática: António João Lopes