Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC” – Jovens cientistas partem à descoberta do Parque do Buçaquinho

No âmbito do Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, todos os professores e alunos envolvidos no Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC”, participaram numa visita de estudo ao Parque Ambiental do Buçaquinho. A visita teve lugar no passado dia 2 de maio e envolveu cerca de 40 alunos do 4º ano das escolas EB1 da Relva e EB1 de Campo Grande, enquadrados pelos respetivos professores.

A visita foi planificada em colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, permitindo que os alunos pudessem aprofundar os temas tratados no projeto. Deste modo, foram constituídos grupos de trabalho, distribuídos pelas seguintes áreas: observação da fauna e flora do parque, energias renováveis, plantas aromáticas e espécies autóctones.

Durante a visita os alunos também frequentaram workshops onde realizaram diferentes atividades práticas, sempre enquadrados e orientados por monitoras, que acompanharam os alunos nas visitas guiadas, esclarecendo todas as dúvidas que lhes foram colocadas.

De acordo com as opiniões recolhidas, os alunos gostaram imenso da visita: “Gostei da visita de estudo porque a observação da fauna foi muito divertida e a construção do forno solar surpreendeu-me”; “Durante a visita gostei de conhecer os diferentes tipos de pinheiros: pinheiro-manso e pinheiro-bravo”; “Gostei da visita porque parecíamos mesmo cientistas de verdade”.

A visita foi muito interessante e proveitosa, sendo de realçar toda a colaboração prestada pelos responsáveis do Parque Ambiental do Buçaquinho, nomeadamente pela Dra. Joana Rego, bem como o profissionalismo e simpatia das monitoras que nos acompanharam durante toda a visita.

No seguimento deste artigo teremos oportunidade de descrever mais pormenorizadamente a forma como decorreram as atividades práticas desenvolvidas pelos alunos. As fotos em anexo mostram as turmas e alunos participantes bem como os diversos grupos de trabalho constituídos no âmbito do projeto.

Os coordenadores do projeto:

António João Lopes, Isabel Valverde e José Mesquita