Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC” – Observação da fauna no seu habitat natural e construção de um forno solar

Durante a visita de estudo ao Parque Ambiental do Buçaquinho, os alunos envolvidos no Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC”, patrocinado pelo Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola, tiveram oportunidade de desenvolver atividades relacionadas com a observação da fauna existente no parque. Assim, de acordo com os temas tratados no projeto, os alunos foram divididos em dois grupos de trabalho. Inicialmente, o primeiro grupo realizou uma visita guiada, tendo como destino os observatórios, localizados junto às lagoas. Durante o percurso, os alunos, munidos de binóculos e de um guião ilustrativo das diversas espécies existentes no parque, observaram de perto as aves e os animais no seu habitat natural, tendo identificado as várias espécies de rãs, patos-reais e gansos-do-egipto.

Na segunda parte da visita, os alunos participaram num workshop dedicado ao tema da energia solar, tendo aprendido a montar um circuito constituído por um painel solar e por uma lâmpada. Apesar do tempo estar encoberto, foi possível visualizar o funcionamento do circuito, usando uma fonte de luz artificial. Seguidamente, os alunos aprenderam a construir um forno solar a partir de uma caixa de sapatos. Deste modo, os alunos conheceram uma forma alternativa de cozinhar alimentos sem a necessidade de se recorrer a tecnologias baseadas na energia elétrica.

Segundo o relato dos alunos: “Fizemos um forno solar usando uma caixa de sapatos, esferovite, acrílico, folha de alumínio, cola branca e tinta preta. Para montar o forno, colamos a esferovite nas paredes da caixa de sapatos com cola branca. Depois, pintamos a caixa com tinta preta para atrair a radiação do sol. Com uma tesoura, cortamos um quadrado, fazendo uma abertura na caixa. Depois colamos a folha de alumínio e colocamos o acrílico para assar a comida.”

Os coordenadores do projeto: António João Lopes, Isabel Valverde e José Mesquita