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Programação e Robótica - A Magia da Realidade Aumentada

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A Realidade Aumentada é uma tecnologia emergente que pode contribuir para tornar as aulas mais envolventes e interativas, estimulando a comunicação e criatividade, de forma a captar o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula. Uma das aplicações mais utilizadas da Realidade Aumentada é na área do entretenimento, sendo um dos jogos mais conhecidos - Pokemon Go - baseado em tecnologias de Realidade Aumentada. Existem aplicações disponíveis para os mais diversos domínios curriculares, nomeadamente na área da matemática (geometria) e das ciências experimentais (sistema solar, corpo humano). 

Tendo em conta a importância desta tecnologia, e numa perspetiva de ligação à área da Robótica, os alunos mais novos realizaram algumas atividades lúdicas, tendo começado por pintar diversos tipos de desenhos impressos em papel.

Seguidamente, recorrendo a uma app de Realidade Aumentada, os alunos verificaram que, como que por magia, os seus desenhos podiam ganhar vida fora do papel: um carro dos bombeiros podia transformar-se num modelo 3D e percorrer um trajeto predefinido, lançando água de uma mangueira, tal como um verdadeiro carro dos bombeiros faria numa situação real. As atividades foram realizadas com entusiasmo pelos alunos, os quais puderam aperceber-se do enorme potencial de criatividade associado a estas novas ferramentas digitais.

O Coordenador da Área Disciplinar de Informática: António João Lopes