Semana Europeia da Programação 2018

A Semana Europeia de Programação é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover a programação e a criatividade digital junto da comunidade escolar. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, através do Grupo de Informática, associou-se a este evento, o qual decorreu no período de 6 a 21 de outubro, tendo dinamizado diversas atividades destinadas aos alunos do Agrupamento.

Durante este período, as atividades letivas foram direcionadas para a realização de exercícios lúdicos de programação, tendo os alunos aprendido a programar através da resolução de desafios de programação visual, recorrendo a aplicações tipo Minecraft, Star Wars, Angry Birds e Frozen. Por sua vez, os alunos dos Cursos Profissionais, utilizaram a plataforma Silent Teacher para desenvolverem programas mais avançados, utilizando estruturas de código mais complexas.

De acordo com as opiniões manifestadas pelos professores envolvidos, os alunos empenharam-se ativamente nas atividades propostas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de competências ao nível da programação. De referir que o Agrupamento recebeu um diploma pela sua participação neste evento.