PROGRAMA APPS FOR GOOD - ENCONTRO REGIONAL NORTE: OS NOSSOS ALUNOS ESTÃO APURADOS PARA A FINAL EM LISBOA

Decorreu no passado dia 28 de junho, no Centro Cultural de Ermesinde - Valongo, o 5º Encontro Regional Norte do Apps For Good, no qual participaram cerca de 65 equipas de professores e alunos de diferentes escolas da região norte. O Programa APPS FOR GOOD tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis - smartphones ou tablets - de forma a mostrar o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades em que vivemos. O nosso Agrupamento esteve representado por duas equipas de alunos do 12º ano do Curso Profissional de Multimédia, os quais apresentaram o Projeto PAB ESMORIZ - GUIA TURÍSTICO PARA INVISUAIS e o Projeto AZ OVAR.

Projeto PAB ESMORIZ - GUIA TURÍSTICO PARA INVISUAIS – Projeto direcionado para o desenvolvimento de uma app com conteúdos áudio - Guia Turístico do Parque Ambiental do Buçaquinho – de forma a facilitar a sua utilização por parte de pessoas invisuais. Esta aplicação é complementada com um mapa interativo em Realidade Aumentada, o qual permite a visualização de diversos conteúdos do parque em formato vídeo. Este projeto foi desenvolvido pelos seguintes alunos: Alex Gomes, Bruno Silva, Daniel Castro, Diogo Fontes e Manuel Ye.

Projeto AZ OVAR – Projeto direcionado para o desenvolvimento de uma app destinada à divulgação e preservação dos azulejos de Ovar. Esta aplicação facilita a comunicação dos cidadãos com as entidades responsáveis pela preservação do património dos azulejos de Ovar, permitindo a comunicação de ocorrências de uma forma bastante simples e eficaz, acompanhadas com uma foto e com as coordenadas GPS relativas à localização dessa mesma anomalia. Esta aplicação é complementada com um livro 3D em realidade aumentada, o qual permite a visualização tridimensional de doze casas típicas de Ovar. Este projeto foi desenvolvido pelas seguintes alunas: Ana Rita Rocha, Ana Sofia Coelho e Joana Marques.

O Projeto PAB ESMORIZ - GUIA TURÍSTICO PARA INVISUAIS foi selecionado para a final, a realizar em Lisboa, no dia 13 de setembro. Todos os alunos participantes estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido durante o ano letivo e pelo excelente desempenho que tiveram durante o encontro, em representação do nosso Agrupamento.

Os Professores: António João Lopes e Sónia Araújo