Imprimir

PROJETO “HISTÓRIAS VAI-VEM” 2018/2019

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No ano letivo 2018/19 foi desenvolvido, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Histórias Vai-vem, no âmbito do Plano de Ação para a Promoção do Sucesso Educativo do AEEON, inserido no PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar). Implementado em todas as escolas do 1º Ciclo, nos 1º e 2º anos de escolaridade, e integrado na Oferta Complementar, o programa envolveu dezassete turmas, abrangendo um total de 328 alunos. Dinamizado pela professora Elvira Sá em coadjuvação com os professores titulares, o projeto teve como principal objetivo promover e desenvolver competências nos domínios da oralidade, da leitura e da escrita, através da análise de diversas obras literárias, de forma a promover um ensino de qualidade e combater o insucesso na área do Português. Permitiu ainda contribuir para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento de dinâmicas de ensino e aprendizagem diversificadas.

VER APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

As obras selecionadas, na maioria do PNL, evidenciaram diferentes tipos de escrita e incidiram em histórias alusivas a festividades e temáticas diversas, fomentando valores e atitudes nos alunos. Foram desenvolvidas diversas atividades de caráter lúdico, pedagógico e didático para despertar o gosto pela leitura e escrita e permitir que os alunos percebessem como é divertido brincar com as palavras. Muitas dessas atividades envolveram as expressões plástica, musical e dramática. E, naturalmente, a escrita aconteceu… Os alunos, dando “asas” à sua imaginação e criatividade e com recurso a diferentes tipos de escrita, realizaram diversas produções e ilustrações. Destas, destacam-se as poesias, os “Abecedários malucos” e a escrita de uma história inédita por cada turma, cujos trabalhos estão publicados em e-books (Calaméo).

As Histórias Vai-Vem promoveram ainda a articulação entre a Escola e a família, num modo de História Vai e História Vem. Neste sentido, as famílias colaboraram na realização de alguns trabalhos que fizeram parte de exposições nas escolas.