COMO DECORREU A CELEBRAÇÃO DO 30º ANIVERSÁRIO DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

Foi num ambiente de muita luz e com a esperança de termos um mundo sem muros, que celebramos, na Escola Secundária de Esmoriz e na Escola Básica de Maceda, o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim e a vitória da liberdade. A celebração deste acontecimento histórico, marcada pela reflexão, decorreu nos dias 7 e 8 de novembro, nas respetivas Bibliotecas Escolares, com exposições, músicas (Nikita, de Elton John e Wind of Change, dos Scorpions), partilhas e sessões dinamizadas pelos alunos do 9º ano, sob a orientação dos seus professores de História, e valorizadas pela presença e interação dos alunos do 11ºC2, do 8ºE e 9ºC com medidas adicionais de suporte à aprendizagem, assim como alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico  e do Ensino Secundário, professores e Direção do Agrupamento.

Agradecemos à professora Isabel Amorim (responsável pela construção do painel evocativo da queda do Muro de Berlim), à professora Augusta Santos (pela história partilhada sobre o acolhimento de uma jovem alemã, nesta época retratada, pela sua família), e a todos os que participaram e tornaram possível esta celebração.

Terminamos com um agradecimento especial aos nossos alunos, que foram os agentes ativos do conhecimento sobre um dos momentos mais marcantes do século XX, em que a Europa jamais foi a mesma e o mundo mudou.

Ficam aqui algumas imagens ilustrativas desta celebração.