Khan Academy - Digital, envolvente e divertida

Assim se aprende matemática com a Khan Academy, uma plataforma com mais de 30 000 exercícios e 2 300 vídeos. Sal Khan, em 2004, começou a ensinar matemática à sua prima Nádia através da internet; dois anos depois criou um canal no Youtube que já recebeu mais de 250 milhões de visualizações. Com este sucesso, que se espalhou pelo mundo, criou a Khan Academy (KA), que depois se estendeu a outras áreas do conhecimento. No agrupamento AEEON os professores Ramos Pais, Alexandra Fernandes, António Dias, Ana Sofia e Manuela Rodrigues, e cerca de 200 alunos de nove turmas do 7º ao 12º ano experimentaram, no ensino à distância, este instrumento poderoso para aprender e ensinar matemática.

A Fundação Altice, a DGE e a Educom promoveram o projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”, com os objetivos de aumentar a motivação e o sucesso escolar dos alunos, e melhorar as práticas pedagógicas dos professores mediante a frequência de uma oficina de formação. Os alunos, no ensino à distância, usaram a plataforma KA nas aulas síncronas ou no estudo autónomo, de 16 de abril a 26 de junho, realizando as atribuições feitas pelo professor na turma específica criada na plataforma. Quais os resultados da aplicação do projeto?

Maior motivação dos alunos e maior autonomia na aprendizagem; o aluno recebe feedback imediato após a resolução de um exercício, e se tiver dificuldades tem ajuda mediante o visionamento de um vídeo ou leitura de um artigo. Os professores fazem atribuições de vídeos, exercícios ou artigos e podem monitorizar em tempo real a sua realização. Os pais ou encarregados de educação também podem acompanhar este processo de aprendizagem.

O que pensam os alunos?

Paulo França, aluno do 7ºF, da Escola Florbela Espanca declarou:

“Eu fiquei a gostar mais de matemática, porque a KA é uma plataforma de utilização simples e bastante gratificante para quem quer apreender. Os exercícios permitem desenvolver o raciocínio, aplicar e verificar conhecimentos matemáticos.”

A partir de inquéritos, concluiu-se que, no 7º ano, 90% dos alunos gostam de utilizar a KA; mais de 70% refere que a KA teve influência na sua autonomia; para mais de 50% o uso da KA melhorou o seu gosto pela matemática. No 9º ano, nos mesmos itens, obteve-se: 96%; 67% e 54%, respetivamente; e no 12º ano os resultados foram 91%, 47% e 24%.

Os professores também reconhecem o potencial educativo da KA. Fazer atribuições, antes da aula síncrona, de vídeos, artigos e exercícios relacionados com os conteúdos a lecionar, e monitorizar a sua realização, permite depois promover uma aula mais ativa e diferenciada, com esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e problemas.

Vai a pt-pt.khanacademy.org e podes aprender o que quiseres, quando quiseres e onde estiveres.

VER VÍDEO INSTITUCIONAL