CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO PENSE INDÚSTRIA

O Pense Indústria está de volta ao nosso Agrupamento, desta vez, por iniciativa do Clube de Ciência Viva. Este projeto tem como objetivo transmitir aos jovens uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através de uma abordagem criativa e inovadora dos temas relacionados com a indústria e as profissões a ela associadas. Nos dias 29 e 30 de novembro e 2 de dezembro, uma equipa de técnicos do Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR) dinamizou um conjunto de sessões de sensibilização, com demonstração de tecnologia e experimentação, sobre a indústria 4.0. As sessões foram realizadas na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz (6 turmas do 8º ano e 6 turmas do Ensino Secundário - Curso de Ciências e Tecnologias) e na Escola Básica de Maceda (2 turmas do 7º ano e 2 turmas do 8º ano). Cada sessão teve início com uma breve apresentação do projeto “Pense Indústria” com algum enfoque nos concursos “F1 in Schools” e “Isto é uma ideia IoT”, os quais desenvolvem nos alunos a criatividade, o espírito de equipa e trabalho colaborativo, a comunicação, a liderança, além de ampliarem os seus conhecimentos em diversas áreas da Ciência e da Tecnologia. Ao longo da sessão os alunos tiveram possibilidade de assistir à impressão de objetos 3D, observar um braço robótico a executar um desenho ou a separar objetos por cores, assim como experimentar a ação de um exoesqueleto no levantamento de objetos a partir do solo. Os alunos envolvidos manifestaram interesse e participaram ativamente nas atividades, considerando que as mesmas contribuíram para a sua literacia científica e tecnológica.