CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO METAMORFOSES 2022

Neste ano letivo, um grupo de alunas do ensino secundário de Ciências e Tecnologias da turma 11º A (Débora Lopes, Inês Mesquita, Joana Neves, Leonor Reis, Maria Inês Alves e Maria Azevedo) está a participar no Projeto Metamorfoses – iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), Ciência Viva/ESERO Portugal e Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud. O Projeto Metamorfoses destina-se a alunos do ensino secundário com uma curiosidade especial pela Ciência e pela Tecnologia e, simultaneamente, um gosto especial pela leitura e pela escrita. A sua finalidade é, assim, associar a ciência, a leitura e a escrita, através da construção de um protótipo biónico que serve de pretexto à criação de um conto de ficção científica em que este é utilizado por um dos protagonistas da narrativa. O grupo de alunas tem o apoio das professoras Aurora Cunha, Carla Ramos, Isabel Reis, Margarida Alves e, ainda, a colaboração de uma ex-aluna da Escola Secundária de Esmoriz, Maria Reis, a frequentar o 1º ano de Mestrado em Engenharia Biomédica, na Universidade de Aveiro. No âmbito deste projeto, foram realizadas as seguintes atividades:

- Workshop de apoio técnico, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde estiveram presentes as professoras Aurora Cunha, Carla Ramos e Isabel Reis.

- Workshop sobre programação em ambiente Arduino e montagem de circuitos, dinamizado pela ex-aluna Maria Reis, na sala do Clube de Ciência, o qual decorreu de forma entusiástica e motivadora, tendo sido uma experiência muito enriquecedora para todas as envolvidas (alunas, ex-aluna e professoras).