Visita de Estudo do 9º ano – Casa Museu Egas Moniz

No âmbito do Plano Anual de Atividades para a área disciplinar de Ciências Naturais e em articulação com a disciplina de História, realizou-se uma visita de estudo à Casa Museu Egas Moniz em Avanca e destinada às turmas de 9º ano. A atividade teve lugar nos dias 6 e 13 de maio para os alunos das escolas de Maceda e Esmoriz, respetivamente. A vista de estudo pretendeu despertar o interesse dos alunos para novas áreas do saber/áreas científicas facilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na disciplina de Ciências Naturais e História e dessa forma promover a consolidação dos conteúdos programáticos. A Casa Museu Egas Moniz possui peças e registos importantes da vida e obra daquele que foi o único prémio Nobel da Medicina atribuído a um português que desenvolveu uma atividade pioneira e notável na área das neurociências e que permitiu desenvolver o conhecimento sobre o papel do sistema nervoso no equilíbrio do organismo humano. A casa-museu possui também, uma vasta coleção que revela a sensibilidade deste importante cientista para outras áreas como a arte, arquitetura, literatura, história, entre outras. Para além da visita guiada, os alunos puderam também usufruir dos espaços exteriores da Casa Museu, uma quinta recuperada e com um espaço livre considerável. Tratou-se pois de uma experiência de aprendizagem muito enriquecedora que se pautou por um espírito de alegria, camaradagem e convivio entre alunos e professores.