Oficina de Formação – Cria a tua Cena!

Decorreu, durante a semana de 5 a 9 de dezembro, uma Oficina de Formação – Cria a tua Cena! com os alunos do 11ºDM - Curso Profissional Técnico de Multimédia. Esta formação decorreu de um trabalho conjunto entre o Grupo de Teatro Renascer e o AEEON. O formador foi o ator, encenador e produtor Felipe Silva e integrou as atividades da disciplina de DCA - Design Comunicação e Audiovisuais do referido curso. Nesta atividade formativa, os participantes conheceram e exploraram o processo criativo de um espetáculo, com foco principal no desenvolvimento e operação da parte técnica numa produção teatral. Durante as várias sessões de formação, os alunos contactaram com o funcionamento de todo processo de produção e criação de um espetáculo, exploraram as ferramentas utilizadas na criação e operação de áudio, luz e vídeo. Os formandos puderam explorar e desenvolver o poder criativo por meio da criação de uma cena teatral completa, com utilização dos recursos de luz, som e imagem.

A formação culminou com a apresentação, no dia 9 de dezembro, da peça de teatro, intitulada “Escolhas”, que requereu a convocação e articulação das aprendizagens adquiridas. O resultado final foi extremamente positivo, realçando-se a experiência incalculável, que resultou para os alunos, ao criar a peça e ao representá-la. O trabalho dos alunos foi maravilhoso ao interpretar uma peça social pertinente, onde se sentiu a entrega, a disponibilidade e o fascínio de aprender. Os objetivos da formação foram amplamente atingidos. Espera-se, para a primavera, a repetição da peça para um público mais alargado.

Diretor de Curso Profissional Técnico Multimédia - Prof. Belmiro Carvalho