Importância da Dávida de Sangue

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Nos dias 23 e 30 de Janeiro de 2015, os alunos do 6º ano da Escola Florbela Espanca assistiram a uma palestra sobre o tema “Importância da Dádiva de Sangue” que decorreu na biblioteca da referida escola, dinamizada pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde em articulação com a  disciplina  de Ciências  Naturais do 2º ciclo.

A palestra esteve a cargo da Dra. Conceição Araújo do Instituto Português de Sangue, do Porto. Como suporte da palestra, a oradora apresentou um vídeo, ilustrativo do espaço onde a recolha de sangue é feita, bem como, modelos ilustrativos de sangue e explicados com os mesmos, o modo como se faz a triagem dos seus constituintes. Foram abordados outros assuntos interessantes, de acordo com as questões apresentadas pelos alunos. A linguagem utilizada foi acessível e com algum humor à mistura, tendo contribuído para cativar e envolver os alunos no tema.

A atividade foi muito interessante, enriquecedora e correspondeu às expectativas de todos os que nela participaram, permitindo uma exploração adicional de conceitos, já abordados na  disciplina de Ciências Naturais.