Visita de Estudo - Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Stº André

No passado dia 6 de dezembro, os alunos das turmas E; F; G; H e I do 8º ano efetuaram uma visita à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro, ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio Museu Santo André acompanhados pelas professoras Adriana Terrível; Carla Ramos; Carla Ventura; Filomena Teixeira; Joana Barbosa; Patrícia Padrão e Rosa Amélia Ferreira. Na Fábrica Ciência Viva os alunos puderam envolver-se em tarefas mais práticas organizadas por temáticas a saber: Laboratório; Oficina de Robôs; Workshop sobre Brinquedos óticos e na Exposição Mãos na Massa. Em cada uma destas sessões os alunos tiveram a oportunidade de experienciar várias atividades orientadas por monitores, proporcionando uma excelente forma de consolidação de conhecimentos de Ciências Naturais e Física e Química. Os alunos participaram também no “Show de Ciência – Química por Tabela”, um espetáculo interativo, onde se desenvolveu uma sequência de reações químicas curiosas e surpreendentes, onde foram explorados conceitos de ácido-base, oxidação-redução, precipitação, combustão, perfeitamente enquadradas com as aprendizagens essências da disciplina de Físico-Química.

VER MONTAGEM FOTOGRÁFICA

Seguiu-se a visita ao Museu Marítimo de Ílhavo. Neste museu puderam efetuar a visita intitulada “Bacalhau um Peixe com Cabeça”. Nesta visita guiada foi dado a conhecer aos alunos como era a vida dos marinheiros que partiram para os mares da Terra Nova para pescar o Bacalhau. Para além de documentos fotográficos e escritos que relatavam a vida e faina dos marinheiros, os alunos puderam entrar dentro de uma embarcação construída dentro do Museu à escala real, réplica do navio “Faina Maior”, onde tiveram a oportunidade de aprender as diferentes fases pelas quais passava o Bacalhau depois de pescado até estar pronto para ser salgado, assim como, puderam observar algumas das suas rotinas diárias. Visitaram também uma exposição de conchas e um conjunto de embarcações caraterísticas da zona de Aveiro. Para finalizar, os alunos visitaram o Navio Museu Santo André, navio que fez parte da frota portuguesa do bacalhau de arrasto. Descobriram como se realizava a pesca do bacalhau e como viviam os seus tripulantes, de forma interativa e sensorial. A visita a este dois museus foi uma excelente oportunidade para complementar e enriquecer os conhecimentos científicos em contextos diferentes, nomeadamente das Ciências Naturais e Geografia. Desfrutaram ainda do agradável jardim Oudinot para momentos de partilha e de convívio.