Correio da Amizade

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 04 de março de 2015, na Biblioteca Escolar de Maceda, realizou-se a Cerimónia de troca de mensagens produzidas pelos alunos do 5º H no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania, em transversalidade com as disciplinas de Português e Educação Tecnológica.

Estiveram presentes na sessão do “Correio da amizade” a Coordenadora do Estabelecimento, uma Encarregada de Educação, as professoras de Educação Tecnológica, História e Geografia de Portugal, a funcionária da Biblioteca Escolar e a Diretora de Turma, promotora da atividade.

O “Correio da amizade” nasceu na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas aulas de Educação para a Cidadania, a qual visa a resolução gradual de problemas relacionais detetados no seio do grupo, o reconhecimento de comportamentos que possam servir de exemplo a alunos com atitudes incorretas, a promoção de um ambiente salutar de respeito mútuo, aceitação, amizade, companheirismo e trabalho colaborativo.

Após uma breve introdução ao tema da sessão, ilustrada com uma breve animação (https://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w), os alunos receberam as mensagens dos colegas, leram-nas, expressando os seus sentimentos, a princípio com alguma timidez. No decorrer da atividade, houve ainda lugar à troca de flores realizadas pelos alunos nas aulas de Educação Tecnológica. Esta foi a forma simbólica que os vários elementos da turma encontraram para manifestar e reforçar os laços de amizade construídos até ao momento.

Este foi sem dúvida um momento de harmonização que sensibilizou e enriqueceu todos os presentes. A próxima sessão de “Correio da amizade” terá lugar no dia 13 de maio.