Dia da Alimentação na Escola EB23 de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O Dia da Alimentação foi assinalado na escola EB 23 de Maceda pelos alunos do 9º ano com duas atividades práticas muito interessantes desenvolvidas em articulação com o PES e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Os alunos da turma do 9ºH, em colaboração com a professora de Ciências Naturais e o diretor de turma, organizaram uma competição à semelhanças do conhecido concurso «Masterchef» a qual designaram como «Masterchef juvenil». Nesta competição os alunos puseram à prova os seus dotes culinários e os seus conhecimentos em nutrição, na preparação de sopas que posteriormente serviram aos colegas durante o ultimo intervalo da manhã. O resultado foi a apresentação à comunidade escolar de duas sopas: Sopa de ervilhas aromatizada com hortelã e Sopa de Nabos e Feijão. Todos os ingredientes foram angariados pelos alunos junto das famílias que assim colaboraram ativamente para que este projeto tivesse sucesso. A afluência dos alunos da escola ao Polivalente, onde foram servidas e degustadas as sopas foi de tal maneira intensa que no final do intervalo já se tinham esgotado o que constitui um indicador importante para a qualidade do produto obtido.

A turma do 9ºG assinalou posteriormente esta efeméride no dia 7 de novembro participando num workshop sobre produção artesanal de pão. A dinamização desta atividade esteve a cargo do Sr. Nuno Sousa, profissional da indústria da panificação que de uma forma muito simpática e generosa disponibilizou ingredientes e o seu tempo para ensinar, exemplificando, o processo de produção do pão. Em parte desta sessão os alunos tiveram oportunidade de «por as mãos na massa» e aprender fazendo. No final da atividade puderam provar os pães que com tanto gosto amassaram.

Estes dois projetos desenvolvidos pelos alunos demonstram que o saber estando no centro do processo educativo remete para a escola a responsabilidade de desenvolver nos alunos a cultura que lhes permita compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. No entanto, só numa lógica de gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores sobre o currículo é que é possível explorar temas diversos, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens.

A professora de Ciências Naturais

Fátima Lopes