CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - Visita dos alunos da Escola Básica de Maceda à Fábrica Ciência Viva em Aveiro

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

A Fábrica Ciência Viva em Aveiro, instituição dinamizadora de vários projetos de divulgação cientÍfica, recebeu no passado dia 17 de janeiro um grupo de 80 alunos das turmas do 5º e 6ºanos da Escola Básica de Maceda. Acompanharam ainda a visita, 10 alunos do Clube de Ciência da referida Escola. O grupo foi acompanhado pelos professores Fátima Lopes, Joaquim Aparício, Helena Manata, Célia Fonseca e Elísio Almeida. Esta instituição proporcionou aos alunos a participação em atividades práticas onde puderam experimentar e manusear vários equipamentos e materiais num total de 3 workshops acompanhados por monitores. Sob a supervisão dos monitores e docentes, os alunos tiveram oportunidade de verificar algumas leis da física manuseando alguns brinquedos, «meter as mãos na massa» produzindo pão e «dar asas à sua imaginação» construindo brinquedos óticos. Esta atividade permitiu aos alunos integrarem-se ativamente no processo de aprendizagem e por eles estabelecerem a relação entre o conhecimento científico e as atividades do quotidiano. Dado o interesse e entusiasmo demonstrados durante a visita pode-se concluir que a mesma foi um sucesso e uma experiência inesquecível para este grupo de alunos da Escola Básica de Maceda.