Clube CSI- Conhecer e Saber Investigando- Uma mensagem enviada para o Espaço – Missão Zero em Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na tarde de terça-feira, dia 3 de março, alguns alunos do 8ºH e que integram o clube CSI – Conhecer e Saber Investigando, da Escola Básica de Maceda elaboraram um programa destinado ao envio de uma mensagem aos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Esta iniciativa é um projeto de educação da Agência Espacial Europeia em colaboração com a Fundação Raspberry Pi e através do Desafio Europeu Astro Pi - Missão Zero. A Missão Zero oferece aos estudantes e jovens a possibilidade de ter os seus programas vistos pela tripulação no ISS. Um Astro Pi é um computador Raspberry Pi instalado numa caixa especialmente concebida para as condições no espaço. Os alunos usaram o emulador Sense HAT, um software que simula todas as funções do Astro Pi no computador. Todo este trabalho foi desenvolvido no âmbito do clube CSI – Conhecer e Saber Investigando, da Escola Básica de Maceda.

De realçar que estes alunos escreveram o referido código de forma autónoma tendo realizado por si todo o percurso desde a pesquisa sobre a construção de códigos até ao envio para a ISS. Os participantes neste projeto foram os alunos Tiago Lima, Martim Nogueira, Bruno Caleja e Francisco Pinto, todos da turma 8ºH, sob a supervisão da professora Fátima Lopes. Os programas realizados pelos alunos serão exibidos aos astronautas em maio de 2020 e, posteriormente, serão enviados os certificados da sua participação.

Tiago Lima, Martim Nogueira, Bruno Caleja