Consulta Alunos  

Imprimir

Comemoração da Páscoa na Escola de Maceda – Eco-Escolas

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Fugindo um pouco ao caráter religioso que a Páscoa transporta, o projeto Eco-Escolas lançou um desafio às turmas da Escola Básica de Maceda, com vista à comemoração desta festividade de forma lúdica e inclusiva. As turmas foram desafiadas a decorar um “ovo de Páscoa” com materiais da natureza ou reutilizados e, na última semana de aulas, antes da interrupção intercalar, foram colocados à porta da sala de aula das turmas que participaram. E vejam só como deram azo à criatividade! Ficaram bem bonitos, não concordam!? 

Ludovina Silva (Eco-Escolas)

Imprimir

Comemoração do Dia Mundial da Árvore na Escola Básica de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 21 de março comemorou-se, na Escola Básica de Maceda, o Dia Mundial da Árvore com a plantação, no espaço escolar, de duas espécies autóctones: um carvalho e um medronheiro, cedidas pela Câmara Municipal de Ovar. Esta atividade contou com a participação da turma do 6ºI, que manifestou muito interesse e empenho na concretização das tarefas propostas. A antecipar esta comemoração tivemos também, no dia 20 de março, uma sessão de esclarecimento sobre compostagem, que foi dinamizada pela Dra. Sandra Sousa, técnica superior da Câmara Municipal de Ovar. Os delegados e subdelegados presentes puderam visualizar um vídeo sobre compostagem, colocar as suas dúvidas e preencher um questionário acerca da temática. Posteriormente, no espaço exterior da Escola, puseram em prática o que aprenderam com a montagem de um compostor. Com estas duas atividades, dinamizadas pelo Eco-Escolas, os alunos puderam aprender de forma lúdica e contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta!

Ludovina Silva - (Eco-Escolas)

Imprimir

EB Maceda - Vídeo do 9.ºano selecionado para o "Minuto Verde vai à escola"

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito do programa Eco-escolas,  alunos da Escola Básica de Maceda construiram, no ano letivo anterior, um vídeo que foi submetido ao concurso «Minuto verde vai à escola». O vídeo, protagonizado pelo aluno Pedro Oliveira, abordou aspetos relacionados com a sustentabilidade, tema que estava na base do seu Projeto Curricular de turma. Nesta fase o vídeo enviado foi produzido e divulgado nas redes sociais da Quercus e no site do projeto O Minuto Verde Volta à Escola estando agora disponível nos seguintes links:

Instagram - https://www.instagram.com/p/CzBJsDOtGPQ/
Facebook - 
https://fb.watch/n-hw8XPA2M/
Youtube - 
https://youtu.be/9g-JGSce9MI
Site - 
https://minutoverdevaiaescola.quercus.pt/videos-finalistas/.

Agora é possível ver o produto final deste trabalho que muito orgulha a comunidade escolar do nosso Agrupamento.

Parabéns aos envolvidos. Professora Fátima Lopes

Imprimir

E do lixo se fez ARTE

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na sequência da saída à Praia com as turmas do sexto ano da Escola Básica de Maceda foi recolhido um conjunto de materiais que refletem o comportamento descuidado perante a Natureza, do ser humano. Alguns dos resíduos foram reconhecidos como embalagens fora de uso e com décadas. Perante a dificuldade em se decomporem através dos processos naturais estes materiais ficam nos ambientes naturais e acabam em pleno mar podendo dar à costa e aparecer nas praias. Como forma de alertar para esta catástrofe na atualidade e com o intuito de dar uma nova vida a estes materiais recolhidos, os alunos da turma 6G de Maceda, juntamente com o professor Rubem Faria e em parceria com o Programa Eco-Escolas construiram um painel. O resultado está à vista e perdurará como um sério alerta relativamente em relação a esta problemática.

Parabéns a todos os intervenientes neste projeto. 

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas: Fátima Lopes

Imprimir

A Biodiversidade na Escola Básica de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Como forma de tornar o recinto escolar um espaço mais agradável e sustentável do ponto de vista ecológico, o Programa Eco-escolas construiu um Jardim em Espiral de Aromáticas e ainda um pequeno charco. A iniciativa pretende criar condições para que insetos e outros invertebrados sejam atraídos. A presença destes seres vivos é importante para a polinização na zona envolvente. Por outro lado, a disponibilidade de água ajudará as abelhas a mitigarem a sua sede quando o calor do verão for mais intenso. Do ponto de vista pedagógico o Jardim das aromáticas ajudará os alunos a conhecerem algumas das espécies de plantas que contribuem para uma alimentação saudável e sustentável. A construção deste jardim contou com a colaboração da maior parte dos aluno da escola que se mostraram sempre prontos a ajudar em qualquer das tarefas, incluindo na angariação de plantas aromáticas. Um agradecimento especial à Professora Marta Freitas e ao Assistente Operacional, Sr. Carlos que foram fundamentais neste projeto. 

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Maceda: Fátima Lopes