Clube de Ciência Viva - A Química das cores do outono

Há cores que associamos naturalmente às 4 estações do ano: o colorido das flores na primavera, o castanho no inverno, o azul do céu no verão. No outono, as folhas das árvores abandonam o verde e brindam-nos com uma bela paleta de amarelos e castanhos, a que se juntam tons laranja, vermelho e roxo. E a química explica porquê! No mês de outubro, alunos dos 8º e 9º anos foram convidados a visitar a exposição temporária alusiva às cores do outono, na sala do Clube de Ciência Viva na Escola Secundária. Assistiram a um vídeo sobre o tema e testaram os conhecimentos adquiridos com um kahoot. Com esta atividade aprenderam que a cor verde das folhas se deve ao pigmento clorofila, os pigmentos de caroteno originam a coloração amarela dourada e as antocianinas são responsáveis pelos tons avermelhados das folhas de outono. Todos os participantes se envolveram ativamente nas atividades propostas, desfrutando de momentos descontraídos nos quais aprenderam ciência de uma forma divertida. E assim mostrámos como a beleza do outono é também a beleza da Química!