Visita de Estudo ao LNEG e aos Afloramentos da Praia de Lavadores

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 19 de março, os alunos do 11º Ano, das turmas A e B, deslocaram-se, no período da manhã, ao Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), em S. Mamede de Infesta, onde visitaram o Museu de Jazigos Minerais Portugueses, com coleções representativas dos minérios, minerais industriais e rochas ornamentais de todo o território nacional, com particular destaque para os que estiveram sujeitos à exploração mineira.

Visitaram ainda alguns laboratórios, tendo a oportunidade de contactar com técnicas laboratoriais de análise química das águas, de rochas, e de ensaios tecnológicos de rochas (argilas e rochas ornamentais), com base nas quais é conferida a respetiva certificação. No período da tarde, os alunos visitaram a praia de Lavadores, onde tiveram oportunidade de observar o afloramento rochoso desta zona e ficar a conhecer a sua litologia. Encontraram abundância e diversidade de formas, em termos geológicos e geomorfológicos, com destaque para a beleza das formas de erosão marinha, relacionadas com a dinâmica externa da Terra, que tornam a praia de Lavadores uma área privilegiada do ponto de vista científico, didático e de divulgação das Ciências da Terra.