VISITA DE ESTUDO AO ALENTEJO - 10º/11º HUMANIDADES

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Nos passados dias 30 e 31 de março as turmas de Humanidades do 10.ºC e do 11.ºC participaram na visita de estudo no âmbito do programa da disciplina de Geografia A que os levou a conhecer parte do Alentejo. Acompanhados pelas professoras Sónia Brito e Conceição Neto e pelos professores Paulo Dias e José Oliveira os alunos começaram por visitar a Coudelaria de Alter do Chão, onde tiveram oportunidade de interagir com os cavalos das raças Puro Sangue Lusitano, Árabe e Sorraia, que ali são criados. Ainda neste espaço puderam apreciar a beleza e o requinte de algum coches ali expostos. Após o almoço, e já rodeados da bela paisagem alentejana, seguimos para Vila Viçosa, localidade onde visitamos o Paço Ducal, para muitos o local preferido da visita, e o Museu do Mármore, dedicado à rocha ornamental extraída naquela área do país. O dia terminaria com uma visita guiada pelos alunos do 11.ºC que nos levaram pela parte histórica da cidade de Évora onde pudemos observar monumentos tão importantes como a Sé de Évora, a Igreja de São Francisco e o Templo de Diana.

No dia seguinte saímos bem cedo para a localidade de Reguengos de Monsaraz para visitar a Cooperativa Agrícola local, a CARMIM. Aqui pudemos assistir ao processo de engarrafamento, rotulagem e embalamento dos vinhos regionais e dos vinhos DOC passeando com o nosso guia pelos diferentes espaços, desde a sala de controlo de qualidade até às linhas de embalamento. O saboroso almoço fez-se na Escola Secundária de Reguengos de Monsaraz e deu-nos energia para uma tarde em que visitamos a muralhada vila de Monsaraz e fizemos um passeio de barco, na companhia de pequenos estudantes espanhóis, pelas águas da albufeira da barragem do Alqueva. Em ambos os momentos os alunos do 10.ºC fizeram um enquadramento geral prévio. O regresso a casa fez-se com um balanço positivo quer pelo enriquecimento da viagem quer pelo bom ambiente gerado e postura correta de todos os participantes.