PROJETO INTERDISCIPLINAR “EU,TU E O OUTRO LADO DE NÓS!”

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O projeto interdisciplinar, Eu, tu e o outro lado de nós!, coordenado pelos docentes, Filomena Melo e José Soares , foi desenvolvido com os discentes do 9º ano de escolaridade, turmas D e E, ao longo do ano letivo de 2019/2020, inicialmente em regime presencial, para ser concluído durante o 3º período no modelo de Ensino a Distância, cujo foco consistiu em evocar alguns Prémios Nobel da Paz, pelos seus esforços na luta contra a guerra e promoção da paz. Este projeto de articulação disciplinar, resultou do trabalho colaborativo entre os discentes do 9º D e E, e os seus docentes de História, Filomena Melo e José Soares; Inglês, Ylce Gomes e Português, Lúcia Duarte, constituindo uma estratégia de aprendizagem ativa, tendo como objetivos gerais fomentar o trabalho colaborativo e cooperativo, desenvolver competências gerais, transversais e específicas, construir e partilhar conhecimentos e saberes, desenvolver a literacia digital, promover os valores da cidadania e reconhecer a importância do papel dos nossos jovens na defesa de uma escola com mais cooperação e interajuda, relevantes na formação integral do discente, indo ao encontro dos Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente, direitos humanos e interculturalidade.

Também possibilitou o desenvolvimento das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho nº 6478/2017, 26 de julho, designadamente: linguagem e textos; informação e comunicação; raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; relacionamento interpessoal; desenvolvimento pessoal e autonomia; sensibilidade estética e artística; saber científico, técnico e tecnológico, onde os discentes adquiriram múltiplas literacias que mobilizaram e reconfiguraram com o intuito de responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas. O produto final consistiu na construção de um muro digital (padlet), pelos discentes, com as atividades que foram desenvolvendo ao longo do ano letivo. O link para acederem ao padlet é:

Fazendo eco das palavras dos nossos discentes, ao longo do desenvolvimento deste projeto voamos com rumo e com liberdade, e tomamos consciência que o caminho para a paz é longo, mas cabe a cada um de nós influenciar o seu curso, comprometendo-nos diariamente com uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa, razões pelas quais evocamos alguns Prémios Nobel da Paz, em prol de uma educação para a cultura da paz, dos direitos humanos, da cidadania e da interculturalidade. Um obrigado a todos os intervenientes, que com o seu empenho, dedicação e capacidade de resiliência, fizeram com que este projeto não fosse apenas um sonho, mas que se concretizasse, apesar de termos de mudar de paradigmas sociais, nomeadamente, na Educação. Vale a pena acreditar nos sonhos.

“Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

Álvaro de Campos

[Fernando Pessoa],