Consulta Alunos  

Imprimir

Uma aula diferente: a guerra colonial foi à escola!

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Trazer a comunidade educativa à sala de aula foi o objetivo perseguido – e conseguido – com o testemunho, na primeira pessoa, de dois familiares de alunos que serviram Portugal na guerra colonial. Um na Guiné, numa única comissão – o serviço militar obrigatório assim o determinava, – e outro em três comissões, em Angola e Cabinda mas também em Moçambique, porque numa situação profissional.

Da Guiné, o sr. José Silva, avô dum aluno do 9.º E, a 4 de maio, deu conhecimento de facto do percurso até lá chegar: primeiro na metrópole – Aveiro onde assentou praça e teve lugar o juramento de bandeira, depois Leiria, Santa Margarida, Lisboa, já mobilizado, e no Índia até Bissau, logo em 1963, o ano que iniciou as hostilidades militares. Depois Santa Luzia, Biombo… as novas armas, as munições e as armas pesadas, os tiros e a diversão: “devo ter atirado mais às aves que a um inimigo que muito raramente vi”.

Imprimir

VISITA DE ESTUDO AO ALENTEJO - 10º/11º HUMANIDADES

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Nos passados dias 30 e 31 de março as turmas de Humanidades do 10.ºC e do 11.ºC participaram na visita de estudo no âmbito do programa da disciplina de Geografia A que os levou a conhecer parte do Alentejo. Acompanhados pelas professoras Sónia Brito e Conceição Neto e pelos professores Paulo Dias e José Oliveira os alunos começaram por visitar a Coudelaria de Alter do Chão, onde tiveram oportunidade de interagir com os cavalos das raças Puro Sangue Lusitano, Árabe e Sorraia, que ali são criados. Ainda neste espaço puderam apreciar a beleza e o requinte de algum coches ali expostos. Após o almoço, e já rodeados da bela paisagem alentejana, seguimos para Vila Viçosa, localidade onde visitamos o Paço Ducal, para muitos o local preferido da visita, e o Museu do Mármore, dedicado à rocha ornamental extraída naquela área do país. O dia terminaria com uma visita guiada pelos alunos do 11.ºC que nos levaram pela parte histórica da cidade de Évora onde pudemos observar monumentos tão importantes como a Sé de Évora, a Igreja de São Francisco e o Templo de Diana.

Imprimir

Ciência, Arte, Cultura, História, Lazer, Gastronomia, Ambiente…

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Ciência, Arte, Cultura, História, Lazer, Gastronomia, Ambiente…

…o 11ºD em Turismo por Lisboa e BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa)

A turma 11ºD, curso profissional de Turismo, fez uma visita de estudo a Lisboa, nos dias 17 e 18 de março. Aproveitando a realização da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), o 11ºD organizou um percurso que permitiu uma abordagem diacrónica, começando nas origens da cidade, detendo-se nos Descobrimentos, no Barroco de D.João V, na Lisboa pombalina, na cidade industrial  e chegando aos desafios dos nossos dias. Os alunos guiaram a visita que teve pontos de paragem como a subida ao Arco da Rua Augusta para uma panorâmica da cidade; visita a uma exposição do MUDE (Museu do Design), fora de portas, no Convento da Trindade; visita à Fábrica dos pasteis de Belém, com degustação; visita ao novo Museu dos Coches, com particular incidência na exposição sobre a embaixada de D.João V ao Papa Clemente; visita guiada ao MAAT (Museu de Arquitectura, Arte e Tecologia) – Central Tejo; visita à exposição de Graça Morais na Fundação Champalimaud. Em diálogo com a pintora Graça Morais que muito amavelmente nos incluiu na comemoração do seu aniversário, os alunos evidenciaram a sua curiosidade e vontade de saber mais sobre a arte e temáticas da realidade nacional e internacional sobre as quais a pintora trabalha atualmente. 

Imprimir

Palestra “Nanomateriais moles auto-organizados: o que são e para que servem?”

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 31 de março, realizou-se, na biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, uma palestra subordinada ao tema “Nanomateriais moles auto-organizados: o que são e para que servem?”, ministrada pelo Professor Doutor Eduardo Marques, do Departamento de Bioquímica da Universidade do Porto. A palestra contou com a participação de alunos do 10ºA e 10ºB. O professor universitário começou por fazer uma breve introdução histórica à nanotecnologia, seguindo-se uma apresentação do papel da nanotecnologia e dos manomateriais, nos dias de hoje, bem como de alguns projetos nesta área que estão atualmente a ser desenvolvidos, quer na Universidade do Porto. A palestra mostrou-se especialmente interessante para os alunos do 10º ano, porque lhes permitiu adquirir e aprofundar conhecimentos num tema que está atualmente a ser lecionado na disciplina de Física-Química. Os alunos interagiram prontamente com o convidado, colocando dúvidas acerca de situações do nosso dia-a-dia que, em parte, podem ser explicadas pela Química: Desde a formulação de medicamentos e conceção de écrãs LCD à produção de alimentos e tintas, passando pelos materiais avançados e a nanotecnologia,  como a área da Química dos materiais moles tem estado na vanguarda de diversas inovações tecnológicas e tem trazidos inúmeros benefícios à sociedade. Para além disto, a atividade, bem como o contacto com o Professor Doutor Eduardo Marques, elucidou os alunos acerca do que podem esperar, caso pretendam, no futuro próximo, enveredar num curso ligado a esta área.

Imprimir

As Mulheres na História

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Os alunos de ensino secundário do curso de Línguas e Humanidades (10ºC, 11ºC e 12ºC) assistiram, no dia 7 de março, na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, a uma palestra sobre as mulheres nos diferentes períodos históricos. A sessão foi dinamizada pelas professoras Célia Pinto do Couto e Maria Antónia Monterroso Costa, autoras dos manuais adotados na escola e com os quais os alunos trabalham ao longo do ano letivo. Numa sessão interativa, analisaram-se documentos históricos sobre o estatuto das mulheres na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), na Idade Média, no Renascimento e na Idade Contemporânea. Foi abordada de forma mais desenvolvida a grande mudança de mentalidades decorrente das guerras mundiais do século XX. Este tema, que é estruturante do programa de 12ºano e, por isso, integrante dos conteúdos de exame, foi objeto de reflexão apoiada num documento histórico previamente analisado pelos alunos. A sessão foi muito interessante e pertinente, quer pela temática abordada quer pelas metodologias utilizadas que aproximaram os alunos do trabalho do historiador.