Consulta Alunos  

Imprimir

DIA DO AGRUPAMENTO NA EB MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 5 de Junho, comemorou-se o Dia do Agrupamento na EB Maceda com um conjunto de atividades que decorreram ao longo do dia. Da parte da manhã, devido às condições climáticas, que levaram ao cancelamento da programada Caminhada Eco-Escolas, os docentes dinamizaram sessões de cinema em duas salas de aula e sessões de curtas metragens no polivalente, em articulação com o ShortCutz. Simultaneamente, decorreu a “Caça ao tesouro”, da responsabilidade dos professores bibliotecários, e atividades experimentais no laboratório de Ciências, implementado pelas docentes desta disciplina. Já de tarde, decorreu um Peddy-paper interdisciplinar, organizado por um conjunto alargado de docentes e no qual que participaram equipas constituídas por um máximo de seis alunos. Ao final da tarde e início da noite, decorreu uma festa-convívio entre a comunidade escolar, organizada pela Associação de Pais. A festa dividiu-se entre o polivalente, onde decorreu um pequeno espetáculo musical protagonizado pelos grupos PercutaRufar, Mix&Friends e um grupo constituído por alguns docentes e alunos, e a cantina, onde foi possível degustar algumas iguarias preparadas pelos Encarregados de Educação.

O dia foi longo e cansativo, mas vivido com alegria e boa disposição por parte de toda a comunidade escolar!

Imprimir

EB de Maceda, a Eco-Escola do Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foram várias as atividades desenvolvidas na EB de Maceda, ao longo do ano letivo, no âmbito do Programa Eco-Escolas, de acordo com o plano de ação estipulado em Conselho Eco-Escolas. O objetivo de todas elas foi, incisivamente, a sensibilização da comunidade escolar para a premente necessidade de preservação do planeta Terra.

Desde o “Meia Dúzia de Minutos Verdes”, inspirado no formato “Minuto Verde”, passando pelas “Brigadas do Lixo”, a participação no Carnaval, o “Concurso de Ecopontos”, a visualização de curtas-metragens alusivas à “plastificação” dos mares, destacam-se, pela sua abrangência, a cerimónia do Hastear da Bandeira do Eco-Escolas (Galardão do ano letivo transato) ao som do hino do Eco-Escolas, a comemoração do “Dia Mundial da Árvore”, bem como do “Dia Mundial da Terra/ Dia Mundial da Água”. Estava também prevista uma caminhada, alargada à comunidade, até à zona florestal de Maceda, no Dia Mundial do Ambiente / Dia do Agrupamento, que não foi realizada devido às condições climáticas, tendo-se, nesta data, procedido à entrega de prémios do referido concurso.

A concretização das atividades só se tornou possível graças à recetividade demonstrada pelos alunos, docentes, assistentes operacionais e demais elementos integrantes do supracitado conselho (representantes da Direção do Agrupamento, da Coordenação de Estabelecimento da Câmara Municipal de Ovar, da Junta de Freguesia de Maceda e dos Pais e Encarregados de Educação). Salienta-se a prontidão e entusiasmo dos alunos da Educação Especial e suas docentes, que responderam afirmativamente aos desafios, nomeadamente a elaboração de ecopontos azuis, para posterior colocação em salas de aulas, e do poster eco-código.

Imprimir

Dia da Terra na EB de Maceda ao som de “Mother Earth”

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foi ao som de “Mother Earth” que a comunidade da Escola Básica de Maceda comemorou o Dia da Terra associando-se-lhe o Dia da Água, no âmbito do programa Eco-Escolas. O convite para a elaboração de um cartaz apelativo foi endereçado a todas as turmas, respetivos diretores de turma e professores de Educação Visual e Educação Tecnológica que responderam afirmativamente. Surgiram cartazes originais e sugestivos, nos quais o planeta lança um SOS ao Homem. No dia 26 de abril, alunos e respetivos professores concentraram-se no campo de jogos, constituindo um círculo humano a abraçar a figura alegórica da Terra e suas mensagens, ao mesmo tempo que alunos do 9ºG protagonizavam uma coreografia. O objetivo deste tipo de iniciativas passa por alertar a comunidade escolar e promover práticas diárias que protejam e preservem o meio ambiente.

VER VÍDEO NO YOUTUBE

A coordenadora do Eco-Escolas,

Anabela Soares

Imprimir

Concurso de Eco-Pontos na EB de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

De acordo com o plano de ação do projeto Eco-Escolas, foi desenvolvido um concurso de Eco-Pontos na Escola Básica de Maceda. O objetivo da atividade - alertar a comunidade escolar para a importância da separação do lixo e respetiva reciclagem - continuará a receber o devido destaque ao longo do 3º período. Os trabalhos premiados foram elaborados pelos alunos Gui, João, Hugo e Bernardo do 5ºH (1º lugar), Anastasiya, Gabriela, Ricardo e Tiago do 5ºH (2º lugar) e Catarina e Eduarda do 8ºH (3º lugar). 

Parabéns a todos pela participação no concurso, sobretudo pela consciencialização dos graves problemas ecológicos que o planeta atravessa!

Imprimir

“Dia Mundial da Árvore” na EB Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na Escola Básica de Maceda, galardoada com Bandeira Verde, o “Dia Mundial da Árvore” (dia 21 de março) teve direito a uma comemoração especial, ainda que tenha decorrido com um dia de antecedência, a 20 de março de 2018. Este ano letivo, a atividade do projeto Eco-Escolas contou com a colaboração habitual do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Câmara Municipal de Ovar / Parque Ambiental do Buçaquinho que presenteou a escola com uma árvore e com a presença de duas biólogas da “Mundo Científico”, cujo objetivo é a divulgação da Ciência, adaptando as atividades desenvolvidas ao público-alvo. Todos os alunos do 2.ºciclo (durante a manhã) e três turmas do 3.ºciclo (já no período da tarde) puderam participar na oficina “Conhecer as Árvores”, onde foram abordados, de uma forma prática, conceitos como: árvores de elevada e baixa combustibilidade, triângulo do fogo, como medir altura e idade de uma árvore e coleções de espécies autóctones portuguesas.

Os alunos do 8.ºI protagonizaram o momento solene da plantação da árvore, um sobreiro, tendo assumido a responsabilidade de lhe prestarem o devido cuidado. A coordenadora do Eco-Escolas agradeceu a presença dos elementos do SEPNA e das duas técnicas, que prenderam a atenção de todos os alunos presentes, contribuindo, assim, para uma maior sensibilização e envolvimento na preservação da Floresta.