CURSO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA: ALUNOS DO 10º ANO CONTRIBUEM PARA A RENOVAÇÃO DOS COMPUTADORES DAS SALAS DE AULA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito da disciplina de Redes de Comunicação, os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Informática – Sistemas procederam à montagem, em ambiente de oficina, de seis computadores destinados a apetrechar as salas de Informática do Agrupamento. Durante esta atividade, os alunos tiveram oportunidade de adquirir competências técnicas muito importantes para o seu futuro profissional, visto que puderam conhecer e aplicar todos os procedimentos e cuidados inerentes ao manuseamento em segurança dos componentes informáticos necessários para a montagem de sistemas computacionais (motherboards, processadores, memórias, discos, placas de rede wireless). De acordo com a opinião dos alunos, estes sentiram-se orgulhosos por terem contribuído para a modernização dos equipamentos informáticos das salas de aula:

“Nestas últimas semanas estivemos a montar computadores para serem usados nas aulas. No início, vimos uma apresentação para ficarmos a conhecer os componentes e algumas normas de segurança relativamente à montagem de computadores. A seguir, fizemos a montagem dos primeiros computadores, em grupo. Depois dos computadores estarem montados chegou a vez de instalarmos o sistema operativo. Consideramos esta experiência muito interessante e motivadora. Aprendemos muita coisa que, temos a certeza, nos vai ajudar no futuro e, portanto, esperamos repetir.”

ALUNOS DOS CURSOS PROFISSIONAIS DE DESPORTO NOS PASSADIÇOS ENTRE MADALENA E ESMORIZ

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do 11ºF e 12ºF – Curso Profissional de Técnico de Desporto participaram numa caminhada, no âmbito das disciplinas de Animação e Lazer e Modalidades Individuais, respetivamente. A caminhada de sensivelmente 26 Km, que foi realizada essencialmente nos passadiços, contou também com um percurso de estrada, o que permitiu aos alunos realizar um percurso pedestre em diferentes condições. O dia esteve solarengo e agradável, os alunos demonstraram um grande interesse na atividade e estiveram sempre com uma atitude muito positiva. Além do grande convívio entre todos (alunos e professores), houve ainda tempo para um pezinho de dança… Os alunos acharam a visita muito interessante e puderam aplicar alguns dos conteúdos abordados nas aulas!

Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 3 de dezembro, os alunos do CAA, sala 48, da Escola Secundária de Esmoriz, deslocaram-se à Rádio Voz de Esmoriz para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Esta participação no programa da manhã serviu para sensibilizar a comunidade para a importância de cada pessoa e para o respeito pela diferença. A todos deve ser dada a oportunidade e um lugar ativo na sociedade. Todos os alunos presentes tiveram a oportunidade de conhecer a rádio e passar pela experiência de ser locutor por um dia, com a orientação do locutor José Carlos Macedo, durante o programa da manhã “Correntes e Marés”. Foi uma experiência do agrado de todos os alunos e professores e sem dúvida, uma experiência a repetir.

Os Professores: Augusta, Brigitte, Carlos Jorge e Luísa

O 10ºD desvenda as Lendas do Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A turma 10ºD, no desenvolvimento do seu Plano Curricular, e no âmbito da articulação com a BMM e entre as disciplinas de Português. História e Geografia, apresentou, no dia 21 de junho, o resultado do trabalho de pesquisa e tratamento de fontes históricas desenvolvido, em pares, no 2º período. A motivação para este trabalho partiu da leitura, em aula, de excertos dos 3 volumes dos livros do historiador Joel Cleto, Lendas do Porto. Os alunos colaboraram entre si para organizar a sessão, apresentaram cinco lendas do Porto, focando-se em figuras e locais emblemáticos da cidade e traçando um percurso pela história da cidade, desde os tempos da reconquista e da formação de Portugal, passando pela pandemia do séc. XIV, pelo arranque da expansão europeia e pelos símbolos da cidade como é o caso do dragão. Foram apresentadas, de entra as várias lendas trabalhadas por toda a turma, as lendas: Miragaia, Peste no mosteiro, Tripeiros, Pedro Sem e Dragão do Porto. Esta atividade foi avaliada pela turma como muito gratificante e terá desenvolvimento numa futura visita de estudo à cidade que é património da humanidade.

ONDA DE PÊNDULOS – PROJETO INTERDISCIPLINAR (MAT E FQA)

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A onda de pêndulos é o produto final de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Física e Química A e Matemática do 11º ano, tendo por base os conteúdos “Movimento harmónico simples” e “Funções seno e cosseno” abordados nas respetivas disciplinas. O projeto foi desenvolvido pela turma do 11ºB ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo sido finalizado no ano letivo seguinte devido aos constrangimentos associados à Covid-19. Os alunos tiveram a orientação das professoras Isabel Reis e Manuela Rodrigues. Este trabalho colaborativo contou ainda com o apoio do Clube de Ciência Viva e de uma Encarregada de Educação. Para divulgação do projeto, os alunos fizeram um vídeo demonstrativo das várias fases do trabalho e do produto final em ação. As professoras envolvidas fazem um balanço muito positivo deste projeto, uma vez que foram concretizados todos os objetivos delineados.

VER VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=2TS7l9DWxOw