Consulta Alunos  

Imprimir

Encontro de gerações 2024

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 19 de abril, os alunos do 11º ano do curso profissional de Desporto da Escola Secundária de Esmoriz promoveram, uma vez mais, o encontro intergeracional na Universidade Sénior de Esmoriz. O dia começou com uma caminhada animada de escola até às instalações da Universidade Sénior. Iniciaram-se as atividades com uma apresentação mútua entre os alunos das diferentes instituições, com momentos caricatos e engraçados de parte a parte. Seguiu-se um momento de convívio com café e bolachinhas e, logo a seguir, decorreram as atividades lúdico-desportivas trabalhadas pelos alunos na disciplina de modalidades individuais. Foram realizados diferentes jogos no interior e exterior da instituição, com animada participação (voleibol sentado, jogo das latas, petanca, malha, tiro ao alvo e “acerta no balde”). A manhã culminou num almoço convívio “com tudo o que é bom”, organizado pelos seniores e que fez as delícias dos alunos. Da parte da tarde, logo a seguir ao almoço, decorreu o já habitual bingo, findo o qual se verificou o regresso a atividades mais práticas, nomeadamente danças de animação criadas pelos alunos e danças tradicionais em articulação com os cantares do grupo coral da instituição. O dia foi finalizado com um lanche convívio. Para os alunos foi um dia “magnífico, marcante, inesquecível, especial e que proporcionou uma experiência única e uma vontade de repetir. Foram muito acarinhados e bem recebidos, como sempre. Agradecemos à Universidade Sénior de Esmoriz todo o carinho com que nos acolheu e esperamos que estes eventos continuem a ser realizados nos próximos anos.”

Imprimir

ALUNOS DO 10º e 11º DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO EXPERIMENTARAM NOVAS SENSAÇÕES

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 24 de abril, os alunos do 10ºD e 11ºD – Curso Profissional de Técnico de Desporto, no âmbito da disciplina de Desporto, puderam assistir e participar, num treino de Basquetebol em cadeira de rodas, da equipa do Basket Clube de Gaia. Esta realizou-se no pavilhão municipal Dr. Manuel Ramos em Grijó. O Basket Club de Gaia tem uma secção de Basquetebol em cadeira de rodas desde 2016, aberta a pessoas com deficiência motora, de ambos os sexos e qualquer idade. Dispõe de treinos específicos para atletas em idade de formação dos 6 aos 18 anos. É jogado por pessoas que possuam alguma deficiência motora ao nível dos membros inferiores e, até mesmo, sem qualquer problema a este nível. O campo de jogo tem as mesmas medidas do campo de Basquetebol tradicional, assim como a altura dos cestos. No entanto, há algumas regras adaptadas e específicas. Nesta atividade, os nossos alunos puderam conviver com atletas que representam a nossa seleção nacional de Basquetebol em cadeira de rodas e ouvir um pouco das suas histórias pessoais e desportivas. Quando os atletas começaram a treinar, os alunos tiveram sempre uma atitude muito positiva, aprenderam muito com a observação dos exercícios realizados, e perceberam que apesar das dificuldades e obstáculos que a vida nos coloca pela frente, com vontade e querer, podemos fazer o que gostamos e superar algumas dificuldades. No entanto, a parte que  os alunos mais gostaram foi, sem dúvida, participarem no treino, realizando os exercícios e jogando jogos e competindo com os colegas e com os atletas. Os alunos estiveram muito participativos, motivados e empenhados e perceberam a dificuldade que é coordenar o manuseamento da cadeira, ver os colegas em campo e os adversários e escolher a melhor opção, quando têm a bola na sua posse. O Desporto Adaptado é uma realidade em Portugal e, para que tenha mais visibilidade, é importante que estes alunos possam ter mais vezes vivências enriquecedoras como esta! Os alunos estiveram a conversar com os atletas, conviveram e estes, foram muito solícitos, tiraram fotografias connosco e demonstraram muita empatia. Fomos todos convidados para ir assistir ao próximo jogo da equipa no próximo dia um de maio no mesmo pavilhão.

Imprimir

1ª Concentração de Badminton na Escola Secundária de Esmoriz

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Durante o dia 12 de janeiro das 8h30 às 17h00, realizou-se a concentração de badminton na Escola Secundária de Esmoriz, competiu nas categorias de Infantis Masculinos - singulares, iniciados femininos – singulares e pares, de juvenis masculinos e femininos – singulares. O Dia da concentração decorreu muito bem com a presença das três escolas: Escola Secundária de Esmoriz; Escola Secundária de Estarreja; Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca (Murtosa) o convívio, a camaradagem e o intercâmbio com as demais escolas foi fantástico e os resultados desportivos de excelência. Em todas as provas em que os nossos alunos participaram, obtivemos lugares de destaque.

 Juvenis masculinos

1º - Gabriel Botelho

2º - Pedro Oliveira

3º - Henrique Fernandes

Juvenis Femininos masculinos – singulares

2º Ana Rita Costa

4- Maria Fardilha

Iniciados femininos – singulares

2º Rita Costa

Iniciados masculinos- singulares

8º André Silva

Infantis masculinos- singulares

1º Rodrigo Oliveira

Felicitamos todos os nossos alunos, professores e assistentes operacionais na ajuda da montagem de todo o equipamento desportivo no Pavilhão de forma a que os jogos decorressem com normalidade e os alunos pelos seus desempenhos desportivos.

Imprimir

ALUNOS DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO NA EXPOSIÇÃO “BODIES – CORPOS HUMANOS REAIS”

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 19 de dezembro, os alunos das três turmas do Curso Profissional de Técnico de Desporto – 10ºD, 11ºD e 12ºE, no âmbito das disciplinas de Estudo do Movimento e Desporto, estiveram em visita de estudo à Exposição “Bodies - corpos humanos reais”, no edifício da Alfândega, no Porto. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o corpo humano de uma forma diferente, através da visualização de corpos reais. Foi extraordinário observar músculos, ossos e os diferentes órgãos e sistemas corporais. Os alunos puderam ver, em corpos reais que foram doados, muitos dos conteúdos abordados nas disciplinas. Além da exposição, ainda houve tempo para observar uma das bonitas paisagens do Porto sobre o rio Douro. Esta visita foi muito enriquecedora, pois permitiu aos alunos aumentar o seu conhecimento sobre a realidade do corpo humano e do seu funcionamento!

Imprimir

Comemoração do 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as turmas do 9º ano, da Escola Secundária de Esmoriz, elaboraram cartazes alusivos aos vários artigos da referida declaração. Esta iniciativa, realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, contou, também, com a participação da turma C do 12º ano. Esta turma elaborou cartazes sobre os Direitos Humanos, abordando, concretamente, o tema da exploração do trabalho infantil. Todos os trabalhos elaborados encontram-se em exposição na BMM.

A Coordenadora de Cidadania: Maria João Félix