O 10ºD desvenda as Lendas do Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A turma 10ºD, no desenvolvimento do seu Plano Curricular, e no âmbito da articulação com a BMM e entre as disciplinas de Português. História e Geografia, apresentou, no dia 21 de junho, o resultado do trabalho de pesquisa e tratamento de fontes históricas desenvolvido, em pares, no 2º período. A motivação para este trabalho partiu da leitura, em aula, de excertos dos 3 volumes dos livros do historiador Joel Cleto, Lendas do Porto. Os alunos colaboraram entre si para organizar a sessão, apresentaram cinco lendas do Porto, focando-se em figuras e locais emblemáticos da cidade e traçando um percurso pela história da cidade, desde os tempos da reconquista e da formação de Portugal, passando pela pandemia do séc. XIV, pelo arranque da expansão europeia e pelos símbolos da cidade como é o caso do dragão. Foram apresentadas, de entra as várias lendas trabalhadas por toda a turma, as lendas: Miragaia, Peste no mosteiro, Tripeiros, Pedro Sem e Dragão do Porto. Esta atividade foi avaliada pela turma como muito gratificante e terá desenvolvimento numa futura visita de estudo à cidade que é património da humanidade.

ONDA DE PÊNDULOS – PROJETO INTERDISCIPLINAR (MAT E FQA)

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A onda de pêndulos é o produto final de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Física e Química A e Matemática do 11º ano, tendo por base os conteúdos “Movimento harmónico simples” e “Funções seno e cosseno” abordados nas respetivas disciplinas. O projeto foi desenvolvido pela turma do 11ºB ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo sido finalizado no ano letivo seguinte devido aos constrangimentos associados à Covid-19. Os alunos tiveram a orientação das professoras Isabel Reis e Manuela Rodrigues. Este trabalho colaborativo contou ainda com o apoio do Clube de Ciência Viva e de uma Encarregada de Educação. Para divulgação do projeto, os alunos fizeram um vídeo demonstrativo das várias fases do trabalho e do produto final em ação. As professoras envolvidas fazem um balanço muito positivo deste projeto, uma vez que foram concretizados todos os objetivos delineados.

VER VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=2TS7l9DWxOw

Palestras sobre treino desportivo

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito do módulo Didática do Desporto, na disciplina de Modalidades Individuais, os alunos do curso profissional de Desporto do 11ºano, tiveram a oportunidade de ouvir durante o 3º período, em primeira mão, a partilha da experiência de dois professores de Educação Física do nosso Agrupamento, prof. Ricardo Ferreira e prof. Artur Maia, relativamente ao treino desportivo. Na primeira palestra, o professor Ricardo abordou o treino no Basquetebol, passou aos alunos a necessidade de cada treinador encarar o treino como um compromisso, deu a conhecer a sua experiência e algumas formas de trabalho nos vários escalões. Já o professor Artur Maia, abordou as especificidades e curiosidades do treino de Ténis de Mesa e a importância da parte mental no sucesso dos atletas. Este professor fez ainda uma videochamada para o Centro de Alto Rendimento de Ténis de Mesa de Vila Nova de Gaia e os alunos puderam ver uma parte do local e alguns atletas a treinar. A experiência foi muito positiva e enriquecedora. Os alunos fizeram muitas perguntas, mostraram-se interessados e com vontade de terem mais ações deste tipo, pois puderam fazer a ponte entre o que aprendem nas aulas e as situações reais.

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE: EMRC EM COLABORAÇÃO COM O 8ºD - MENSAGEM ÀS FAMÍLIAS

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

“Convidamos todos os alunos, em conjunto com as suas famílias, a participarem na CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE que se encontra a decorrer até 5 de maio. Neste tempo difícil de pandemia muitas famílias poderão estar a passar por momentos de privação de bens essenciais, daí que a solidariedade seja fundamental.

COLABOREM!

Hoje são os outros a precisarem, amanhã poderemos ser nós! Faz ainda, com a colaboração da tua família, uma mensagem solidária que acompanhe o teu gesto de partilha (pode ser feita em meia folha A4 com a mensagem escrita de ambos os lados para que possa ser pendurada).”

As docentes de EMRC