Consulta Alunos  

Imprimir

2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 29 de janeiro de 2019 realizou-se a abertura oficial internacional das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica. A turma de Física e Química A do 11º ano participou na formação de uma Tabela Periódica Humana, em frente à Câmara Municipal do Porto, numa organização conjunta da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Esta iniciativa decorreu à mesma hora em muitas outras cidades do país. A estrutura da Tabela Periódica dos elementos químicos, tal como a conhecemos hoje, foi proposta pelo Químico russo D. Mendeleev em 1869, tendo sido uma das mais significativas conquistas da Ciência. A realização da Tabela Periódica pretende mostrar à sociedade a Química na versão dos seus elementos.

“Fomos” a Tabela Periódica! Faz 150 anos e continua mais viva do que nunca! Parabéns!

Grupo de Física e Química

Imprimir

PROJETO ETWINNING APPS4YOU – ALUNOS DE MULTIMÉDIA REALIZAM VÍDEO COLABORATIVO COM ESTUDANTES DA LITUÂNIA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Os alunos do 12º Ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia encontram-se a participar pelo segundo ano consecutivo no Projeto eTwinning Apps4YOU, o qual tem como objetivo principal o intercâmbio cultural com uma escola da Lituânia. No âmbito deste projeto, os nossos alunos encontram-se a elaborar um vídeo conjunto com os alunos da Lituânia, tendo como foco um tema musical selecionado por ambas as turmas. Numa primeira fase, os alunos selecionaram uma coreografia e realizaram diversos ensaios, nos quais participaram todos os alunos da turma. Numa segunda fase, os vídeos serão editados pelos alunos portugueses e lituanos, de modo a que se consiga obter um produto final comum.

Para culminar o primeiro período e assinalar a quadra natalícia, foram trocadas lembranças entre as duas escolas envolvidas no projeto. Assim, os nossos alunos enviaram para a Lituânia uma caixa de chocolates acompanhada por um postal de natal, assinado por todos os alunos da turma. Por sua vez, os alunos da Lituânia retribuíram com uma caixa de chocolates e pacotes de bolachas decoradas com motivos típicos da Lituânia, confecionadas pelas alunas lituanas, que também procederam à sua decoração. Será de referir que o Projeto eTwinning Apps4You é o quarto projeto desenvolvido em parceria com esta escola, localizada na cidade de Siauliai, a segunda cidade mais importante da Lituânia.

Imprimir

Nanoquímica e Nanotecnologia: Rumo aos Têxteis do Futuro

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 9 de Janeiro de 2019 decorreu, na biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, no âmbito da disciplina de Física e Química A, uma palestra subordinada ao tema “Nanoquímica e Nanotecnologia : rumo aos Têxteis do Futuro“ coordenada e apresentada pela Professora Catedrática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Cristina Freire, com a colaboração de Tânia Pinto (Investigadora pós doutoramento) do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP. A palestra contou com a participação de alunos das turmas A e B do 10º ano.

A Professora Cristina Freire fez uma breve introdução ao tema salientando a importância do conhecimento no desenvolvimento da Ciência e evolução Tecnológica, referindo o papel de destaque que a Nanoquímica e a Nanotecnologia têm assumido na Indústria Têxtil e do Vestuário para a criação e desenvolvimento de novos produtos com um vasto leque de aplicações, desde o Desporto, Moda e Decoração até à Proteção, Transporte e Saúde. Foram apresentados exemplos de nanomateriais, salientando-se as diferentes propriedades que estes têm relativamente aos respetivos materiais macroscópicos, e explicado o contributo da Química na preparação de nanomateriais cujas propriedades físico-químicas podem ser controladas minuciosamente. Nesta palestra foram apresentados diversos exemplos do contributo da Nanoquímica para a produção de uma nova geração de têxteis funcionais e inteligentes que tem vindo a revolucionar a nossa Sociedade, tais como: propriedades de auto-limpeza, repelência à água e à sujidade, termocromismo, proteção à radiação ultravioleta, entre outras. Foi explicado aos alunos que isto é possível através da incorporação de nanomateriais em substratos têxteis, proporcionando-lhes maior conforto, leveza e flexibilidade, sem comprometer o aspeto e o toque.

Imprimir

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural 2018 – Escola distinguida com Menção Honrosa

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O Prémio Escolar AEPC 2018 levou a Escola, uma vez mais, a destacar-se no panorama nacional. Apesar de não ter sido contemplada com o prémio maior, na sua categoria, a simples menção honrosa permite-lhe ostentar a grandeza pela divulgação do património cultural de Esmoriz e Ovar, com um pormenor de ligação a Inglaterra. De facto, os dois trabalhos apresentados pelas alunas Ana Cunha e Daniela Soares, do 10.º ano – Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, e pelo aluno António José, do 12.º ano – Curso Profissional de Multimédia, sob a coordenação do professor António João Lopes, acabaram por cativar não apenas a plateia mas também as entidades que presidiam ao certame. No final da cerimónia de entrega dos prémios, ocorrida na Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa, em 8 de junho último, as entidades que presidiram à cerimónia e outros elementos do júri deram-nos expressamente os parabéns pelo trabalho apresentado. E quem eram estas entidades? Nem mais nem menos que a Secretária de Estado da Educação, Dr.ª Alexandra Leitão, a Dr.ª Isabel Alçada e o Dr. Guilherme de Oliveira Martins. Curiosamente, estas duas personalidades já foram ministros da educação. Também os representantes do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa nos fizeram chegar a sua admiração pelo trabalho apresentado. A sessão iniciou-se com a mensagem do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa que saudou os participantes e, como é natural, tentou cativar-nos para a promoção do conhecimento do património cultural nacional e europeu.