Consulta Alunos  

Imprimir

La Chandeleur

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito do Plano Anual de Atividades das Turmas  A, B e D do nono ano e do Departamento de  Línguas, comemorou-se, no dia 3 de fevereiro, "La Chandeleur" (Dia das Candeias). Esta tradição francesa acontece 40 dias depois do Natal (no dia 2 de fevereiro) e a sua origem remonta à Antiguidade Romana. Atualmente, neste dia,  a tradição é confecionar e comer crepes para que haja prosperidade e abundância durante todo o ano: "Qui mange des crêpes quand la Chandeleur est arrivée, est sûr d'avoir de l’argent pendant l'année." Assim, os alunos de francês,  em colaboração com os alunos da turma 11º C2, orientados pela professora de Francês e pelas professoras da Educação Especial, cumpriram, com entusiasmo, a tradição e confecionaram saborosos crepes acompanhados com chocolate, compota de morango ou açúcar e canela. De destacar a excelente apresentação da atividade e dos ingredientes dos crepes pelo aluno francófono Rafael Granja que revelou um belo domínio da língua francesa. A música, a língua e a cultura francesa estiveram presentes e proporcionaram uma manhã divertida.

Imprimir

A EVOCAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Nos dias 27 a 31 de janeiro, nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, decorreu a “Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro”, com a apresentação de um conjunto de iniciativas resultantes do trabalho colaborativo entre os alunos do 9º ano de escolaridade, as disciplinas de História, Inglês, Educação Visual, Português e a Rede de Biblioteca Escolar, organizadas e coordenadas pelos professores Filomena Melo e José Soares. As iniciativas apresentadas para evocar este período negro da História do século XX, foram:

- Exposição sobre a “Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro”, presente nas bibliotecas escolares do nosso Agrupamento, produto do trabalho desenvolvido entre os alunos do 9º ano de escolaridade, os professores Isabel Amorim, Ylce Gomes, Filomena Melo, José Soares, David Lima, e a Rede de Biblioteca Escolar.

- Sessões alusivas à temática “O Holocausto e tolerância zero à misantropia”, que decorreram no dia 27 de janeiro, de manhã, na biblioteca escolar da Escola EB 2,3 Florbela Espanca, e de tarde, na biblioteca escolar Manuel Monteiro da Escola Secundária de Esmoriz, dinamizadas pelos alunos do 9º ano de escolaridade, turmas A, B, C e D, e orientadas pela professora de História, Filomena Melo.

Imprimir

Cinema na Escola

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 22 de janeiro realizou-se uma sessão de “Cinema na Escola”, no qual foi projectado o filme Marie Antoinette, de Sofia Copolla. Esta actividade dinamizada pelos docentes Margarida Lourenço e  José Soares  em parceria com a Biblioteca Manuel Monteiro está inserida no projeto “Inter-pares”.  Este é um projeto de intervisão, abrangendo as turmas de 8º, 9º, 10º e 12º ano dos docentes. Esta prática, prevista no Plano de Melhoria do Agrupamento, proporciona a partilha de saberes e práticas pedagógicas, constituindo também uma oportunidade para o desenvolvimento profissional. Nesse âmbito é também desenvolvido trabalho colaborativo a nível de planificação, recursos, metodologias e avaliação de alunos. A recetividade dos alunos é grande e o impacto notório. Num ambiente descontraído, as turmas do 8º ano de escolaridade assistiram ao filme Marie Antoinette. Os alunos puderam assim vivenciar o ambiente da corte francesa do Antigo Regime, conteúdo programático de História de 8ºano.

VER CARTAZ

Imprimir

EVOCAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO - 27 de janeiro

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Na semana de 27 a 31 de janeiro, no âmbito da Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro, irão ser desenvolvidas um conjunto de iniciativas, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, promovidas em trabalho colaborativo entre as disciplinas de História, Inglês, Português, Educação Visual e a Rede de Biblioteca Escolar, organizadas e coordenadas pelos professores Filomena Melo e José Soares. - Exposição sobre a “Evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto“, nas bibliotecas da Escola Secundária de Esmoriz, da Escola EB 2,3 Florbela Espanca e da Escola EB 2,3 de Maceda. - Sessões dinamizadas pelos alunos de História do 9º ano (A/B/C/D/E), alusivas à temática “O Holocausto e tolerância zero à misantropia”. - Testemunhos da aluna Ana Sá e da professora Filomena Melo, que visitaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Imprimir

Palestra - Física e os Progressos na Medicina

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 9 de janeiro decorreu, na biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, no âmbito da disciplina de Física e Química A, uma palestra sobre “Física e os Progressos na Medicina “realizada pelo Professor Joaquim Agostinho Moreira ( Professor  do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e direcionada aos alunos das turmas A e B do 11ºano. O tema central foi a Ressonância Magnética nuclear (RM). Como suporte da palestra, o professor apresentou um powerpoint que foi explorado de forma clara e entusiástica, explicando em que consiste esta técnica de Diagnóstico Médico bem como a sua descoberta e evolução tecnológica, desmitificando algumas ideias que existem em relação à RM. A RM é uma forma de obter imagens muito detalhadas de órgãos e tecidos de todo o corpo, permitindo assim um diagnóstico mais preciso, sem necessidade de recorrer a raio-X ou radiação ionizante. Em vez disso, usa ondas de radiofrequência, um potente campo magnético e um computador para criar as imagens. Foi uma exposição bastante interessante e com grande valor educativo salientando-se que “os grandes avanços da Medicina devem-se, em grande parte, à utilização dos métodos e técnicas da Física”. 

Grupo de Física e Química