Consulta Alunos  

Imprimir

PARTICIPAÇÃO NAS MINI-OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 23 de janeiro, 30 alunos do 3º Ano e 24 alunos do 4º Ano realizaram, na Escola Sede, as provas das Mini Olimpíadas. Os docentes titulares realizaram um trabalho preparatório na sala de aula tendo efetuado uma seleção de três alunos por turma para participarem neste Concurso Nacional.

Divulga-se, a seguir, a lista dos alunos que obtiveram classificações iguais ou superiores a 30, obtidas numa escala de zero a sessenta. Felicitam-se todos os participantes pelo seu empenho, em especial os que obtiveram os melhores resultados.

Imprimir

Orçamento Participativo das Escolas 2019

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Pelo terceiro ano consecutivo, o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), iniciativa do Ministério da Educação, dá voz aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os alunos vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Para participarem nesta iniciativa, os alunos deverão preencher uma ficha de proposta, disponibilizada na reprografia de cada escola ou descarregar aqui (DOWNLOAD).

Os alunos da EB de Maceda e da EB Florbela Espanca deverão entregar a sua proposta ao respetivo coordenador de Estabelecimento (professor Elísio Almeida e professora Maria Amaral) e os da Secundária deverão fazê-lo nos Serviços Administrativos.

A proposta deve ser entregue até ao final de fevereiro. A votação das propostas ocorrerá no dia 20 de março de 2019. Os resultados serão divulgados até 27 março e a medida será executada pela escola até ao final do presente ano civil.

Para mais informações podem consultar o endereço  www.opescolas.pt 

Imprimir

Ação de Formação para Juízes de Desportos Gímnicos

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 23 de janeiro foi realizada uma ação de formação para juízes de Desportos Gímnicos, na Biblioteca "Charneca em Flor," da Escola Básica Florbela Espanca. As professoras formadoras foram Helena Costa -Secundária Júlio Dinis, Márcia Azevedo - Secundária de Esmoriz e Maria João Vicente - EB Monsenhor Miguel Oliveira.
A ação foi proposta pela Coordenação Local de Desporto Escolar de Aveiro e dirigida às alunas-juízes de Desportos Gímnicos das escolas Secundária de Esmoriz, EB Florbela Espanca, EB Monsenhor Miguel Oliveira e Secundária Júlio Dinis. As disciplinas gímnicas abordadas foram Ginástica de Trampolins, Ginástica Acrobática e Ginástica de Grupo.
 
As alunas mostraram-se muito interessadas e ansiosas por ajuizar na próxima competição no dia 1 de fevereiro.
Imprimir

Corta-Mato Distrital - Aluna Lara Martins consegue um brilhante segundo lugar

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Realizou-se no dia 30 de janeiro o Corta-Mato Distrital em Vagos. O nosso Agrupamento participou com cerca de uma centena de alunos. Durante uma manhã chuvosa e um terreno bastante difícil a nossa aluna Lara Martins conseguiu um brilhante segundo lugar que lhe garante a participação no dia 22 e 23 de fevereiro, no Corta-mato Nacional a realizar na Marinha Grande (Vendas Novas).

Os nossos parabéns para todos os participantes e as maiores felicidades para a Lara Costa Martins na próxima competição.

Imprimir

PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA - À DESCOBERTA DO ESQUELETO HUMANO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O estudo do corpo humano constituiu uma das aprendizagens essenciais previstas nos documentos orientadores do Primeiro Ciclo. Numa perspetiva de interdisciplinaridade, foi desenvolvida nas aulas de Programação e Robótica uma atividade curricular, direcionada para a aprendizagem do esqueleto humano, a qual incorporou conhecimentos de programação de robôs. Numa fase inicial, durante as aulas de Estudo do Meio, as professoras titulares das turmas de 4º ano – Professora Sónia Guerra e Professora Rosa Ferreira – apresentaram e trabalharam o tema do esqueleto humano com os seus alunos, tendo realizado diversas atividades em sala de aula, durante as quais os alunos construíram esqueletos em tamanho natural e em papel.

Numa segunda fase, para complementar as aprendizagens iniciais, os alunos realizaram uma atividade didática, na qual programaram um robô para realizar uma viagem pelo corpo humano, de modo a descobrirem o nome e a localização dos ossos que constituem o esqueleto. Deste modo, recorrendo aos conceitos de Programação e Robótica, os alunos tiveram oportunidade de aprofundar e consolidar os seus conhecimentos de Estudo do Meio. Para finalizar a atividade, os alunos da EB1 da Relva tiveram oportunidade de cantar e interpretar uma canção sobre este tema, preparada previamente pela professora Sónia Guerra. A atividade revelou-se bastante interessante, pois permitiu implementar metodologias de trabalho interdisciplinar e colaborativo, tendo em vista um objetivo comum: contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos nossos alunos.

O Professor de Programação e Robótica: António João Lopes