Consulta Alunos  

Imprimir

Atividades de Animação e de Apoio à Família - Ensino Pré-Escolar

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

De acordo com informação dos serviços da Divisão da Educação da Câmara Municipal de Ovar, informam-se os Senhores Encarregados de Educação que,  a partir do dia 15 de abril e até 16 de junho, decorre o período intensivo, para as inscrições para o Serviço de Prolongamento de Horário (AAAF´s) da Educação Pré-Escolar, para o próximo ano letivo 2024/2025.

AAAFS - INFORMAÇÃO

AAAFS - REGULAMENTO

AAAFS - PREÇÁRIO

AAAFS - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Imprimir

Visita de Estudo – Memorial do Convento e Museu da Região do Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 14 de março realizou-se, no âmbito das disciplinas de Português e de História, e de acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades, a Visita de Estudo a Gaia, destinada a todos os alunos do 12º ano, num total de 88 alunos, acompanhados por 7 professores. Da parte da manhã, os participantes assistiram a uma encenação da obra Memorial do Convento, de José Saramago, no Auditório de Avintes “Os Plebeus Avintenses”, e da parte da tarde visitaram o “Museu da Região do Porto” (Region Across the Ages), inserido no “World of Wine”, em Vila Nova de Gaia. A primeira parte da atividade revelou-se bastante interessante e positiva: a encenação correspondeu às expetativas, não só pelo conteúdo como também pela adaptação feita ao público escolar. Permitiu uma perspetiva dos conteúdos da obra de Saramago a estudar, para além de ter dado a possibilidade de incutir nos alunos a importância – e, esperançosamente, o gosto – pelo teatro no desenvolvimento pessoal e social de cada um enquanto indivíduo. A visita ao “Museu da região do Porto” (Region Across the Ages) no Worl of Wine, também foi enriquecedora, dado que incentivou a aquisição e/ou a concretização/aplicação de conhecimentos no âmbito do património cultural daquela região e do país em geral.  Neste novo quarteirão cultural de Gaia e recorrendo a tecnologias inovadoras, os alunos puderam avaliar o papel crucial da região na história nacional desde os tempos pré-históricos. Tanto os alunos como os professores acompanhantes fazem um balanço muito positivo desta visita de estudo, considerando que contribuiu para alargar os seus conhecimentos bem como para fortalecer os laços sociais entre todos os participantes.

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA – COMEMORAÇÃO DO 145º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE ALBERT EINSTEIN

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 14 de março de 2024 assinalou-se o 145º aniversário de nascimento de Albert Einstein, um dos físicos mais influentes do século XX, cujas descobertas muito contribuíram para transformar a nossa compreensão do Universo. Mundialmente conhecido pelos seus trabalhos no campo da Física (Teoria da Relatividade, Efeito Fotoelétrico, entre outros), Einstein marcou a sua época também com o seu carácter pacifista. Para comemorar esta data, o Clube de Ciência Viva desafiou os alunos do 12º ano que frequentam a disciplina de Física, a refletir sobre o legado do cientista e a construir um mural sobre esta área da Ciência. Os alunos demonstraram muito entusiasmo, imaginação e, combinando criatividade e conhecimento científico, salientaram conceitos fundamentais da Física, desde a Mecânica Clássica até à Mecânica Quântica. Durante esta atividade, foi ainda possível assistir a um pequeno vídeo com uma entrevista realizada ao cientista. A equipa do Clube decorou a montra da sala com fotografias, factos e citações memoráveis de Einstein, sobre temas que eram muito importantes para ele como, ciência, criatividade, curiosidade e paz, procurando inspirar a Comunidade Educativa a pesquisar mais sobre a vida deste génio.

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” – Albert Einstein

Imprimir

Visita de estudo de EMRC 8º ano

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Porto e os seus museus de arte sacra - o contributo do Cristianismo na construção da civilização ocidental, factos históricos e razões sobre a separação entre as Igrejas cristãs. A visita de estudo decorreu com grande agrado de todos e muita satisfação. As aprendizagens transversais e as mais especificas que vão de encontro às finalidades de uma formação integral da pessoa, como se pretende no âmbito da Educação Cristã foram trabalhadas ou abordadas de forma excelente, tendo sido esta atividade extremamente profícua.

Imprimir

Jogo 24

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

24! Diz rápido um aluno. Em simultâneo estende o braço e aponta a carta que está no meio da mesa. De imediato executa em voz alta as operações que envolvem os quatro números da carta, de modo a obter o resultado final 24. A próxima carta cai na mesa e a Final do Jogo do 24 prossegue com concentração máxima e forte competição entre os concorrentes. Foi assim o ambiente na manhã do dia 14 de março na Biblioteca da Escola Secundária, para os 15 alunos finalistas do 8º e 9º anos. E também na Escola Florbela Espanca, na tarde do dia 11 de março, os 27 alunos finalistas dos 5º, 6º e 7º anos deram o seu melhor, num ambiente de entusiasmo e desafio, sob a orientação da professora Belkis e do professor Joaquim Aparício. Após as competições foram entregues cheques-prenda, em material escolar, no valor de 20, 10, e 5 euros aos 1º, 2º e 3º classificados, respectivamente, e Diplomas de Mérito a todos os finalistas. Parabéns aos finalistas e aos vencedores! Na Escola Secundária após a cerimónia de entrega dos prémios os professores Paulo Santos e Rosa Amélia salientaram a importância do cálculo mental como ferramenta para a tomada de decisões certas e responsáveis, nos diversos domínios da vida de um cidadão. Sendo o dia 14 de março o dia do π, o professor Ramos Pais relatou aos alunos a busca incessante que os homens empreenderam, ao longo dos últimos cinco milénios, em diversas partes do mundo,  na descoberta desta constante maravilhosa.  π é um número fascinante, apaixonante, que  está presente no planeta Terra e até no local mais distante do Universo.