Consulta Alunos  

Imprimir

Orçamento Participativo das Escolas 2024 (OPE – Inclui) 8ª edição

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Orçamento Participativo das Escolas – OPE Inclui

Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, as escolas são desafiadas a propor projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.

Público-alvo e Apresentação de Propostas

Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário. Cada proposta, contida num texto até 1000 palavras, deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura. A candidatura é feita diretamente na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”, até ao dia 29 de fevereiro. O Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros.

Cronograma

Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 29 de fevereiro;

Divulgação e debate das propostas: até 19 de março;

Votação das propostas: 21 de março, de manhã;

Divulgação dos resultados: até ao final de março;

Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;

Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.

 

Vídeo:  https://opescolas.pt/wp-content/uploads/2019/02/MathGurl.mp4

LISTA DE APOIANTES

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | PEDDY-PAPER – COMEMORAÇÃO DO 25º ANIVERSÁRIO DA ISS

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 22 de novembro de 1998, teve início um marco histórico na exploração espacial: a montagem da Estação Espacial Internacional (ISS), a maior estrutura construída pelo homem no espaço, fruto da colaboração entre várias nações, nomeadamente, Estados Unidos da América, Rússia, Europa, Canadá e Japão. Para assinalar o 25º aniversário do início da montagem da ISS, o Clube de Ciência Viva organizou um Peddy-paper para os alunos do 11ºA e 11ºB, do Curso de Ciências e Tecnologias, em articulação com os seus professores de Educação Física e Inglês, respetivamente. 

As equipas foram desafiadas a responder a questões relativas à ISS, que relacionavam conteúdos abordados em aulas de FQA, enquanto percorriam vários espaços da escola (estações), contando com a colaboração dos funcionários presentes em cada um desses locais (Biblioteca, PBX, Portaria, Reprografia, Bufete e sala do Clube). No final, alguns alunos tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre a maior mensagem escrita visível a partir da ISS, observar a Terra em tempo real, conhecer a localização da ISS naquele preciso momento e, ainda, saber quando é possível observar a ISS a partir de Esmoriz. Esta atividade proporcionou aos participantes uma experiência educativa interdisciplinar muito divertida, aliando atividade física, inglês e Ciência.

Imprimir

INICIATIVA BEBRAS - Edição 2023 | 5 alunos no TOP1, 38 alunos no TOP10 e 56 alunos no TOP25

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Este ano letivo, no mês de novembro, tal como já aconteceu em anos anteriores, decorreu a iniciativa internacional “Bebras - Castor Informático”. Nesta iniciativa, os alunos realizam uma prova constituída por 15 problemas com 3 níveis de dificuldade e duração de 45 minutos, na modalidade online. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não exigem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico.

Imprimir

Corta-Mato AEEON

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 10JAN, após sucessivos adiamentos, realizou-se o corta-mato do nosso agrupamento. Previam-se alguns períodos de chuva e assim aconteceu. Apesar dos contratempos meteorológicos, a organização adaptou-se rapidamente e os participantes não fugiriam ao desafio e mesmo com chuva participaram em massa. Foi com agrado que se conseguiu mobilizar todas as escolas do agrupamento, tendo participado 653 alunos do 4º ao 12º ano. Parabéns a todos os colaboradores e principalmente aos participantes. E como diz a sabedoria popular, “Corrida molhada, corrida abençoada”.

 

Até ao próximo ano letivo