Consulta Alunos  

Imprimir

Visita de Estudo às Grutas da Moeda e Aljubarrota: Um Mergulho na História e Natureza

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No 4 de junho, os alunos do 7º ano das Escolas da Florbela Espanca e de Maceda, tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo que combinou aventura e aprendizagem. O destino? As impressionantes Grutas da Moeda e o histórico Campo da Batalha de Aljubarrota.

Aventura Subterrânea nas Grutas da Moeda

A primeira paragem foi nas Grutas da Moeda, situadas em São Mamede, no concelho de Batalha. Descobertas em 1971 por dois caçadores locais, estas grutas cársticas oferecem um fascinante espetáculo natural de estalactites e estalagmites. A visita guiada, proporcionou aos alunos, uma imersão nas maravilhas geológicas, onde aprenderam sobre a formação das cavernas ao longo de milhares de anos. A iluminação bem planeada destacou as cores vibrantes e as formas intrigantes das formações rochosas, com nomes curiosos como “Cascata”, “Presépio” e “Cúpula Vermelha”. A experiência não só encantou visualmente, mas também despertou a curiosidade científica dos alunos, que puderam compreender melhor os processos naturais que esculpem o nosso planeta.

Imprimir

ALUNOS DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO EM ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE SURF

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 11 de junho, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto – 11ºD, no âmbito da disciplina de Estudo do Movimento, participaram numa atividade experimental de Surf, no Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho. Inicialmente, os alunos tiveram uma pequena formação sobre a técnica de Surf e de Bodyboard. Isso permitiu-lhes perceber as diferenças de cada modalidade, nomeadamente da parte técnica. Seguidamente, foram todos para a água e todos experimentaram alternadamente Surf e Bodyboard. A atividade foi muito divertida, com muitas quedas e muitos sorrisos, mas também foi muito interessante, pois permitiu que os alunos percecionassem a importância do treino das capacidades físicas para um melhor desempenho nestes desportos!

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PLANETÁRIO MÓVEL – 7ºANO (2023/2024)

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Clube de Ciência Viva proporcionou aos alunos do AEEON uma aula de Físico-Química diferente, com recurso ao “Planetário móvel”. Foram realizadas cinco sessões, nos dias 18 e 24 de abril de 2024, destinadas às turmas do 7º ano A, B, C (Escola Florbela Espanca), G e H (Escola de Maceda), no ginásio das respetivas escolas. As sessões foram dinamizadas pelo Astrónomo José Matos que, através de uma linguagem acessível à faixa etária dos alunos e usando algum sentido de humor, captou a sua atenção ao abordar temas como: planetas e dimensões relativas, satélites, estrelas; o movimento aparente do Sol e das estrelas; as fases da lua; os eclipses e as próximas datas em Portugal. Os alunos mostraram-se muito recetivos, entusiasmados e interessados, estabelecendo uma rápida ligação/interação com o Astrónomo que gentilmente se disponibilizou para lhes esclarecer todas as questões e curiosidades que foram surgindo.  As turmas envolvidas tiveram, assim, a oportunidade de recordar e demonstrar os seus conhecimentos na área da Astronomia, dado que os temas abordados nas sessões fazem parte dos conteúdos já lecionados na disciplina de Físico-Química. Foi, sem dúvida, uma atividade muito enriquecedora e que decorreu de forma excelente. À saída do planetário era visível a alegria estampada nos rostos dos alunos, reflexo do entusiasmo que esta “aula diferente” lhes proporcionou, superando todas as expetativas!

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA – COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O dia 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem. Para assinalar esta data, o Clube de Ciência Viva dinamizou uma atividade lúdica com os alunos que frequentam o CAA da Escola Secundária de Esmoriz, utilizando um jogo interativo constituído por cartões que simulam lixo e pequenos contentores de reciclagem. O objetivo do jogo era simples, mas educativo: os alunos deveriam colocar corretamente os cartões nos ecopontos apropriados, cada um identificado com a cor correspondente ao tipo de material reciclável. Este jogo também foi utilizado, ao longo do ano letivo, na Escola Florbela Espanca (alunos do CAA e todas as turmas do 5º ano) e na Escola de Maceda (turma do 6ºI, no âmbito do Projeto Curricular de Turma: consumo sustentável, recursos naturais/reservas, política dos 5R's e a separação de resíduos). Esta atividade permitiu refletir sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis no dia a dia, estimulando uma atitude de responsabilidade ambiental e consumo consciente. O empenho e o entusiasmo dos alunos estiveram sempre patentes nos seus rostos. Foi uma atividade divertida e que decorreu de forma excelente. 

Imprimir

CANGURU MATEMÁTICO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No ano em que se celebram 20 anos de Canguru Matemático em Portugal, 71 alunos do 2.º e 3.º ciclos das Escolas Secundária e Básicas Florbela Espanca e de Maceda colocaram os seus conhecimentos e raciocínio matemático à prova nesta competição nacional. Com uma única prova adaptada a diferentes categorias, divididas por ano escolar, o concurso realizado no dia 27 de março envolveu a resolução de problemas de dificuldade crescente, através de respostas de escolha múltipla. Organizada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática, a atividade procura estimular o gosto pelos números, mostrando que resolver questões matemáticas também pode ser divertido. Aqui fica, para a posteridade, a lista dos vencedores:

Categoria Escolar (5º e 6º ano):

1º Tiago Gomes - 6ºH 

2º Gustavo Ricardo – 5ºE

3º Tiago Baptista – 6ºE

 

Categoria Benjamin (7º e 8º ano):

1º Rafael Nobre dos Santos – 8ºG  

2º Martim Reis – 7ºC

 

Categoria Cadete (9º ano)

1º Pedro Santos – 9ºG

2º Ivan Santos – 9ºG

3º Ivo Nogueira – 9ºG

 

Parabéns aos vencedores!