Consulta Alunos  

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2º Concentração de badminton na Escola Secundária de Estarreja

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 19 de fevereiro das 8h30 ás 17h00, realizou-se a concentração de badminton na Escola Secundária de Estarreja, competiu nas categorias de Infantis Masculinos - singulares, iniciados femininos – singulares e pares, de juvenis masculinos e femininos – singulares. O Dia da concentração decorreu muito bem com a presença das três escolas: Escola Secundária de Esmoriz; Escola Secundária de Estarreja; Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca (Murtosa) o convívio, a camaradagem e o intercâmbio com as demais escolas foi fantástico e os resultados desportivos de excelência. Em todas as provas em que os nossos alunos participaram, obtivemos lugares de destaque.

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PALESTRA “VIBRAÇÕES MOLECULARES E EFEITO DE ESTUFA”

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No âmbito da disciplina de Física e Química A, realizou-se no dia 9 de fevereiro de 2024, uma palestra dirigida aos alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologias, sobre o tema "Vibrações Moleculares e o Efeito de Estufa". Esta atividade foi dinamizada pelo Dr. André Melo, professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Dr. André Melo explicou as razões pelas quais só alguns dos gases presentes na atmosfera absorvem radiação na zona do infravermelho e, por isso, contribuem para o efeito de estufa no nosso planeta. O dióxido de carbono é um dos principais gases com efeito de estufa, pelo facto da sua concentração na atmosfera ter aumentado significativamente, devido à queima de combustíveis fósseis, contribuindo para o aquecimento global e consequentes alterações climáticas. A oportunidade de interagir com um especialista nesta área da Ciência proporcionou aos alunos uma visão privilegiada sobre os tópicos discutidos, indo além dos conteúdos curriculares. No final da palestra, ficou evidente que o contacto direto com especialistas e investigadores, como o Dr. André Melo, é uma oportunidade única para os alunos expandirem os seus conhecimentos e desenvolverem os seus interesses e objetivos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

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Orçamento Participativo das Escolas 2024 (OPE – Inclui) 8ª edição

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O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Orçamento Participativo das Escolas – OPE Inclui

Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, as escolas são desafiadas a propor projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.

Público-alvo e Apresentação de Propostas

Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário. Cada proposta, contida num texto até 1000 palavras, deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura. A candidatura é feita diretamente na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”, até ao dia 29 de fevereiro. O Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros.

Cronograma

Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 29 de fevereiro;

Divulgação e debate das propostas: até 19 de março;

Votação das propostas: 21 de março, de manhã;

Divulgação dos resultados: até ao final de março;

Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;

Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.

 

Vídeo:  https://opescolas.pt/wp-content/uploads/2019/02/MathGurl.mp4

LISTA DE APOIANTES

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CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | PEDDY-PAPER – COMEMORAÇÃO DO 25º ANIVERSÁRIO DA ISS

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No dia 22 de novembro de 1998, teve início um marco histórico na exploração espacial: a montagem da Estação Espacial Internacional (ISS), a maior estrutura construída pelo homem no espaço, fruto da colaboração entre várias nações, nomeadamente, Estados Unidos da América, Rússia, Europa, Canadá e Japão. Para assinalar o 25º aniversário do início da montagem da ISS, o Clube de Ciência Viva organizou um Peddy-paper para os alunos do 11ºA e 11ºB, do Curso de Ciências e Tecnologias, em articulação com os seus professores de Educação Física e Inglês, respetivamente. 

As equipas foram desafiadas a responder a questões relativas à ISS, que relacionavam conteúdos abordados em aulas de FQA, enquanto percorriam vários espaços da escola (estações), contando com a colaboração dos funcionários presentes em cada um desses locais (Biblioteca, PBX, Portaria, Reprografia, Bufete e sala do Clube). No final, alguns alunos tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre a maior mensagem escrita visível a partir da ISS, observar a Terra em tempo real, conhecer a localização da ISS naquele preciso momento e, ainda, saber quando é possível observar a ISS a partir de Esmoriz. Esta atividade proporcionou aos participantes uma experiência educativa interdisciplinar muito divertida, aliando atividade física, inglês e Ciência.

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INICIATIVA BEBRAS - Edição 2023 | 5 alunos no TOP1, 38 alunos no TOP10 e 56 alunos no TOP25

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Este ano letivo, no mês de novembro, tal como já aconteceu em anos anteriores, decorreu a iniciativa internacional “Bebras - Castor Informático”. Nesta iniciativa, os alunos realizam uma prova constituída por 15 problemas com 3 níveis de dificuldade e duração de 45 minutos, na modalidade online. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não exigem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico.