Dia Mundial do Cinema – Sessão de Curtas na BE Manuel Monteiro

No passado dia 6 de novembro, na Biblioteca Escolar Manuel Monteiro (ES de Esmoriz), a propósito da comemoração do Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), foram exibidas três curtas-metragens, selecionadas e apresentadas pelo jornalista e crítico de cinema Tiago Alves, também programador e organizador do Shortcutz Ovar. Esta atividade destinada aos discentes do 12.º ano (turmas A, B, C e D) pretendeu, para além da divulgação da cultura cinéfila, apresentar cinema português e, ao mesmo tempo, confrontar os alunos com algumas das inquietações resultantes das suas vivências, que afinal o são também dos seus pares.

As curtas apresentadas foram "Coerência", "Descobrindo a Variável Perfeita" e “SNOOZE”, respetivamente de Miguel De, Rafael Almeida e Dinis Leal Machado. Durante as projeções, as reações dos presentes espelharam a quase perfeita identificação dos temas retratados com as mundividências dos espectadores e a consequente e necessária questionação.

Agradecemos ao Tiago Alves a sua disponibilidade, bem como a excelente seleção de curtas que nos apresentou, esperando que, com a sua presença e o desenvolvimento desta atividade, se desperte/catalise nos alunos o gosto pelo cinema e pela magia que o mesmo em si encerra, já que para além de nos permitir conhecer o mundo, nos conduz à sua questionação.