MANUAIS ESCOLARES

DESTINADA A ALUNOS E RESPETIVOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
    DIA 15 DE JULHO, PELAS 18H00, NA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ESMORIZ
    VER CONVITE

Abertura de Procedimento Concursal Comum de recrutamento para o preenchimento de um posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional. Encontra-se aberto pelo prazo de dez dias úteis, a contar a partir do dia 2JUL2019, conforme Aviso anexo, publicado no DR 2ª Série - nº 123 de 01JUL2019.

MATRÍCULAS - PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO

Autores à vista – Sandra Barão Nobre

No dia 10 de maio, no âmbito da iniciativa Autores à Vista, patrocinada pela Rede de Bibliotecas de Ovar, a Biblioteca Escolar Manuel Monteiro, da Escola Secundária de Esmoriz, contou com a presença, da escritora e biblioterapeuta Sandra Barão Nobre. Para a receber e ouvir estavam cerca de 50 alunos das turmas do 10.ºA, 10.º B e 11.º A, que nesta sessão se puderam encantar com a partilha do seu percurso de vida e de algumas das vivências da “volta ao mundo com leitores” da autora. Tendo como pano de fundo a paixão pela leitura e a forma como os livros influenciaram a sua vida, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito do blog Acordo Fotográfico. O seu livro leva‑nos a visitar alguns países de língua portuguesa ou as regiões do mundo onde ela ainda sobrevive, como Malaca, Macau e Goa, assim como alguns países do sudeste asiático (como Tailândia, Laos, Vietname e Camboja).

Os alunos tiveram a oportunidade de perceber que independentemente de todas as diferenças culturais, políticas ou religiosas existentes, a leitura está sempre presente e pode constituir-se como um ponto de partida para a partilha e interações sociais. Apesar de inicialmente “envergonhados”, as questões colocadas pelos alunos foram respondidas e muitas outras interrogações foram colocadas aos presentes pela autora. No final houve ainda tempo para algumas conversas mais informais entre alguns alunos e a autora durante a sessão de autógrafos. Relembra-se que encontra-se vigente, até 15 de junho de 2019, na Biblioteca Municipal de Ovar a exposição “Acordo Fotográfico” onde podemos ver de perto fotografias e textos que, funcionando como um bloco, nos ajudam a formar a narrativa presente em diversos momentos da sua viagem.