Consulta Alunos  

Imprimir

As Tecnologias Industriais i4.0 e Ensino Profissional

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 14 de março de 2022, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática-Sistemas, 10º D_IS, 11º E_IS e 12º E_IS, no âmbito das disciplinas técnicas, assistiram, na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, a uma sessão moderada pelo Centro Tecnológico da Cortiça, que mais uma vez veio à nossa escola, apresentar o projeto INDÚSTRIA 4.0. Nesta sessão, os monitores fizeram demonstrações com recurso a diversos equipamentos utilizados na digitalização industrial assim como em outras tecnologias da indústria i4.0., nomeadamente robô, impressora 3D e colete esoesqueleto. Este projeto “Pense Indústria i4.0” tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras para a aquisição e reforço de competências relevantes para o mercado de trabalho. Competências estas que também se refletirão na capacidade competitiva do país, proporcionando assim aos alunos a oportunidade de participar em atividades como – Laboratórios de Tecnologias i4.0 e visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0; Concursos de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo; – Concurso Nacional IoT “Isto é uma ideia”.

Imprimir

Visita de estudo ao Centro Tecnológico da Cortiça no âmbito do projeto “As Tecnologias Industriais i4.0 e Ensino Profissional “

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No seguimento da sessão moderada pelo Centro Tecnológico da Cortiça no dia 14 de  março, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática-Sistemas, 10º D_IS, 11º E_IS e 12º E_IS, deslocaram-se às instalações deste Centro acompanhados por professoras da componente técnica, com o objetivo de aplicarem os conhecimentos explicados nessa sessão. A visita ao Centro Tecnológico da Cortiça realizou-se no dia 06 de abril, tendo os alunos sido divididos em grupos de trabalho e realizado alguns desafios de forma colaborativa. A sessão iniciou-se com uma breve explicação dos desafios a realizar, tendo cada grupo de alunos, iniciado a resolução de um problema onde teriam de programar uma sequência de instruções de forma a que o robô empilhasse um conjunto de blocos. Após testarem este desafio, os alunos construíram em 3D uma caixa com o logótipo do projeto “Pense Indústria i4.0”, tendo sido impressa numa impressora 3D a caixa que posteriormente foi  atribuída ao primeiro grupo que terminou corretamente a tarefa. O terceiro desafio consistiu em programar o robô de forma a que este escrevesse num papel as iniciais do projeto “P I”. Após várias tentativas, todos os grupos conseguiram superar com sucesso este desafio.

Esta visita permitiu reforçar a pertinência do projeto “Pense Indústria i4.0”, o qual  tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras para a aquisição e reforço de competências relevantes para o mercado de trabalho. Foi sem dúvida uma oportunidade enriquecedora para os alunos, os quais tiveram contacto com a realidade empresarial fora do contexto escolar. 

Imprimir

ARTICULAÇÃO INTERCICLOS - O JOGO DA TARTARUGA JACINTA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 31 de março, os alunos do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia deslocaram-se à Escola Florbela Espanca, onde apresentaram aos alunos do 6ºD o Jogo da Tartaruga Jacinta, uma aplicação para telemóvel, desenvolvida e programada nas aulas de Técnicas de Multimédia e cujos elementos gráficos foram elaborados pelos alunos do 6ºD. Esta atividade estava inserida no PCT – 6ºD, no Projeto +6 e no Projeto eTwinning “Robot Mission: Protecting Marine Wildlife from OP2  (Ocean Plastic Pollution)” e tinha como objetivo promover a articulação interciclos. 

Durante a atividade, os alunos do 12º ano atuaram como mentores dos alunos mais novos, apresentando e fazendo a demonstração do Jogo da Tartaruga Jacinta. No final da atividade, os alunos do 12º ano receberam um diploma de participação, bem como uma pequena lembrança alusiva ao evento. A atividade correu muito bem; os alunos do 12º ano estiveram muito empenhados na apresentação dos trabalhos realizados e os alunos do 6º ano mostraram muita curiosidade na experimentação da aplicação. 

OS PROFESSORES: ANTÓNIO JOÃO LOPES E CLOTILDE SÁ

Imprimir

SHOW DE CIÊNCIA NA ESCOLA DO CAMPO GRANDE

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Os alunos do 9ºE aceitaram o desafio lançado pelo Clube de Ciência Viva para dinamizarem um Show de Ciência na escola que frequentaram no 1º ciclo, numa tarde de 4ª feira. No dia 30 de março de 2022, um grupo de 14 alunos deslocou-se à Escola do Campo Grande para realizar várias atividades que envolveram mais de uma centena de alunos, desde o pré-escolar até ao 4º ano, assim como todos os professores e funcionárias do estabelecimento. Os alunos foram organizados em grupos heterogéneos (alunos de todos os níveis de ensino), que visitaram, alternadamente, os quatro espaços interativos, criando uma interessante dinâmica.

Há cinco anos atrás os alunos, agora dinamizadores, vivenciaram uma experiência semelhante enquanto alunos do 1º ciclo, proporcionada por alunos do 11º ano de Física e Química A. As atividades foram concretizadas com enorme entusiasmo por todos os envolvidos, proporcionando uma excelente interação entre os alunos de níveis etários tão diferentes. No final, os alunos dinamizadores foram surpreendidos com um lanche-convívio. Foi uma tarde muito animada, na qual a ciência se aliou à diversão!

Imprimir

DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO – 2 ABRIL

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Comemorou-se no dia 1 de abril, na escola da Florbela Espanca, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Autismo ou Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) refere se a uma ampla variedade de condições  caracterizada por desafios com as competências sociais e de interação, comportamentos ou interesses repetitivos e alterações na reatividade sensorial. O símbolo da peça de puzzle representa um conceito positivo de como cada um de nós se encaixa como uma parte única num quadro muito maior, bem como a complexidade da PEA. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com este diagnóstico e simbolizam também a esperança. Esperança esta que por meio de uma maior consciencialização, as pessoas com autismo tenham uma vida plena, sendo funcionais e integradas na sociedade.