Ligar os pontos: um coração inteligente e uma inteligência sem coração
Neste contexto de guerra em que vivemos e cujo fim ansiamos, a construção da Civilização do Amor e o reconhecimento dos seus valores e de todas as suas condicionantes filosóficas, sociológicas e teológicas é uma reflexão de relevo. Partilhamos este momento de reflexão levado a cabo pelo Professor Doutor Carlos Costa Gomes na Escola Secundária de Esmoriz no dia 16 de fevereiro por considerar ser do interesse de toda a comunidade. Saliente-se ainda um agradecimento ao Curso Profissional Multimédia pelo excelente trabalho e colaboração na recolha do som e imagem da Palestra.
Susana Pardinhas
CLUBE DE CIÊNCIA VIVA COMEMORA O DIA DO PI
O dia 14 de março, Dia do Pi, foi proclamado Dia Internacional da Matemática, pela UNESCO, em 2019. Comemora-se neste dia devido à notação de datas: Mês/Dia, ou seja 3/14, sendo 3,14 a aproximação mais usada do Pi. Esta é, também, a data de nascimento de Albert Einstein. Dividindo o perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro obtém-se o valor de Pi, qualquer que seja a circunferência. Este número corresponde a uma dízima infinita não periódica, isto é, contém infinitas casas decimais sem nunca repetirem o mesmo padrão. Curiosamente, todas as sequências possíveis de datas de nascimento surgem na dízima do número Pi. Assim, o número Pi, representado pela letra grega π, é a constante matemática mais famosa da história, sendo utilizada em várias áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Geografia, etc. A precisão desta constante tem aplicações no nosso quotidiano, nomeadamente no GPS e no telemóvel, permitindo a decomposição do sinal em várias frequências.
O Clube de Ciência Viva comemorou este dia com diversas atividades: visualização de vídeos alusivos ao número Pi e desafios para determinar a melhor aproximação do número Pi, recorrendo a objetos do dia a dia. Foram ainda impressos em 3D diversos objetos alusivos ao π: cortadores de biscoitos, marcadores de livros, porta-chaves e suportes para lápis e canetas. O Clube contou ainda com a total disponibilidade e colaboração dos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem, que confecionaram deliciosos biscoitos com a forma do π, utlizando o cortador de biscoitos impresso na impressora 3D. Agradecemos a todos os professores que colaboraram e a todos os alunos que participaram. Damos os parabéns aos alunos Maria José Fardilha e António Costa, do 9ºC que, em representação da sua turma, venceram o desafio “À procura do Pi”.
DESPORTO ESCOLAR – TORNEIO DE BADMINTON EM SEVER DO VOUGA
No passado dia 23 de Fevereiro de 2002, realizou-se o torneio de badminton na Escola Secundária de Sever de Vouga, com participação de 16 alunos, nos escalões etários de: juvenis masculinos e femininos, iniciados masculinos e femininos e infantis masculino e femininos. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte dá os parabéns a todos os alunos que participaram excelentemente neste evento.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2022 - PROPOSTAS
A fase de submissão e análise de propostas ao Orçamento Participativo das Escolas 2022 terminou e conta com cinco propostas, uma da Escola Secundária de Esmoriz, duas da EB 2,3 Florbela Espanca e duas da EB2,3 de Maceda.
Escola Secundária de Esmoriz
· Proposta 1 – Juntos por uma Escola Inclusive (Aquisição de material didático para o Centro de Apoio à Aprendizagem)
EB 2,3 Florbela Espanca
· Proposta 1 – Matemática a Brincar… (Aquisição de material didático para praticar a Matemática de forma “divertida”)
· Proposta 2 – Jogos Tradicionais (Aquisição de material para dinamizar jornadas de Jogos tradicionais)
EB 2,3 de Maceda
· Proposta 1 – Espaço convívio no polivalente Maceda (Aquisição de bancos, uma coluna de som, um tapete ou relva artificial e alguns jogos);
Proposta 2 – Melhoria da esplanada (Aquisição de guarda-sóis, cadeiras e jogos de tabuleiro).
A votação para eleger a melhor proposta da tua escola será no dia 23 de março (das 9:00 às 12:30).
Ainda antes, decorrerão diversas iniciativas para a divulgação das propostas apresentadas. Fica atento!
A Coordenadora de Projetos: Manuela Rodrigues
Mais artigos...
- O AEEON vai participar no estudo internacional PISA
- Teatro - Auto da Barca do Inferno
- Entre um Coração Inteligente e um Inteligência sem Coração - A Inteligência Cognitiva e a Inteligência Emocional
- INICIATIVA BEBRAS - Castor Informático - Edição 2021 | 13 alunos do AEEON no TOP10 e 20 alunos no TOP25