Consulta Alunos  

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO METAMORFOSES

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Durante o ano letivo 2020/2021, dois grupos de alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias das turmas 11º A (Cassandra Oliveira, Mafalda Correia, Nádia Guedes, Patrícia Marques, Rodrigo Coelho e Rui Santos) e 12º B (Daniela Silva, Maria França, Mariana França, Mariana Reis, Micael Ribeiro e Sandro Domingues) desenvolveram trabalhos/atividades, em resposta ao desafio que lhes foi lançado no âmbito do Projeto Metamorfoses – iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), Ciência Viva/ESERO Portugal e Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud. O Projeto Metamorfoses destina-se a alunos do ensino secundário com uma curiosidade especial pela ciência e pela tecnologia e, simultaneamente, um gosto especial pela leitura e pela escrita. A sua finalidade é, assim, associar a ciência, a leitura e a escrita, através da construção de um protótipo biónico que serve de pretexto à criação de um conto de ficção científica em que este é utilizado por um dos protagonistas da narrativa.

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Numa tarde de 4ª feira (dia 19 de maio) um grupo de alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologias), acompanhado pelas professoras de Física e Química Aurora Cunha, Carla Ramos e Isabel Reis, visitou a Fábrica Centro de Ciência Viva – Aveiro, com o objetivo de estabelecer o primeiro contacto com o ambiente ARDUINO. Nuno Gomes, professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, fez uma breve apresentação das potencialidades da tecnologia ARDUINO. Posteriormente foram propostos aos alunos desafios com crescente grau de dificuldade, em que foi necessário montar circuitos com microcontroladores, led’s, alarmes sonoros, sensores de luz e potenciómetros. O desafio final consistiu na montagem de um robô segue linhas, com recurso à programação de sensores de infravermelhos e de servomotores. Nestas atividades, os alunos reconheceram aplicações práticas de conteúdos explorados nas aulas de Física e Química A.

Imprimir

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – 2021 PROPOSTAS VENCEDORAS - AEEON

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado dia 05 de maio, realizou-se a votação para o Orçamento Participativo das Escolas 2021, na Escola Secundária de Esmoriz, na EB Florbela Espanca e na EB de Maceda. As propostas vencedoras foram:

Proposta 1 – Dá “rede” ao Campo de Jogos - ES de Esmoriz com 316 votos;

Proposta A – Aparelhagem de som no polivalente – EB Florbela Espanca com 67 votos;

Proposta A – Esplanada EB Maceda – EB de Maceda com 107 votos.

Felicitamos todos os proponentes que apresentaram as propostas a votação, os alunos e professores que estiveram nas mesas eleitorais e todos os alunos que votaram, pelo seu sentido cívico e pelo seu contributo para uma escola melhor.

A Coordenadora de Projetos

Manuela Rodrigues

Imprimir

AEEON distinguido com o Selo Escola eTwinning 2021/2022

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte foi distinguido com o “Selo Escola eTwinning 2021/2022”, o qual pretende reconhecer o trabalho colaborativo desenvolvido pelos nossos professores e alunos, no âmbito do Projeto eTwinning. As Escolas eTwinning têm uma elevada visibilidade a nível de boas práticas na promoção dos valores europeus e são reconhecidas como escolas inovadoras e criativas na área das práticas digitais e do eSafety (Segurança Digital). De referir que o nosso Agrupamento participa em projectos colaborativos internacionais desde 2015, tendo obtido diversos prémios nacionais e internacionais. A Organização Nacional de Apoio (NSO) do eTwinning irá realizar, no início do próximo ano letivo, uma cerimónia para entrega da placa e bandeira associadas a este reconhecimento.

Parabéns a todos os elementos da Comunidade Educativa que contribuíram para o sucesso desta candidatura e um agradecimento especial à Direção do Agrupamento por todo o apoio prestado no âmbito deste projecto.

Professores António João Lopes e Clotilde Sá