A Desfolhada

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Gavinho

No passado dia 11 de outubro, os alunos da EB e JI de Gavinho e restante comunidade educativa tiveram a oportunidade de participar numa desfolhada à moda antiga. Para enriquecer e animar a atividade, foi convidado a participar o grupo de Danças e Cantares de Cortegaça que, gentilmente aceitou e se associou a esta iniciativa. Trajaram a rigor como é da tradição, e não faltou o serandeiro! Com muito entusiasmo e alegria, o que já era de esperar, iniciou-se a desfolhada com a recriação da tradição de descamisar as espigas do milho, dispostas em círculo. Aos poucos e em grande algazarra anunciava-se a descoberta de mais uma espiga vermelha, o chamado milho-rei. Era enorme o entusiasmo das crianças que as encontravam, porque isso implicava dar um beijinho ou abraço a todos os participantes. Depois do milho desfolhado, houve tempo para cantar e dançar em roda, embalados pelo ritmo das cantigas de outros tempos. Como recompensa do trabalho, da animação e convívio, houve um lanche oferecido pela Associação de Pais. Foi um final de tarde agradável, um grande momento de aprendizagem para os nossos alunos, pois tiveram a oportunidade de reviver uma tradição local que se vem perdendo.

O DIA DA FAMILIA NO PRÉ ESCOLAR DE GAVINHO

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Gavinho

Foi com muita vivacidade e intimismo, que a comunidade educativa do Pré-escolar de Gavinho, se reuniu ao final de mais um ano, para comemorar este dia. Esta data, não poderia passar em branco, já que o trabalho de Jardim de Infância só terá sucesso, se a família acreditar, trabalhar em parceria e estiver sempre presente. De forma a conseguirmos alcançar os nossos objetivos, convidamos a Dra. Cláudia Adão, Psicóloga a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Esmoriz, a proporcionar um pequeno Workshop cujo tema foi “Como educar os nossos filhos”. No seguimento do programa deste dia, as crianças cantaram duas canções que aprenderam no Dia do Pai e no Dia da Mãe, para as suas famílias. De seguida a AAAF (Atividades de Apoio e Animação à Família que funciona até às 19h), apresentou um teatro baseado na História “O Cuquedo, dramatizado pelas crianças que frequentam esta valência. No final houve ainda tempo para um lanche convívio entra toda a comunidade educativa. Foi com imenso prazer que docentes e não docentes receberam, pais, avós irmãos e demais familiares no nosso Jardim de Infância. Obrigada a todos e até ao próximo ano !!!!!!!!!!!!

Das Espigas às Pipocas - JI Gavinho

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Gavinho

No dia 9 de Outubro, o pré escolar de Gavinho, realizou a atividade “A Desfolhada”.

Pedimos a uma avó de um menino do J.I., que simpaticamente nos trouxe dois sacos com espigas. No exterior, as crianças formaram uma grande roda, onde desfolharam com muito entusiasmo e curiosidade todas as espigas. Até “o milho rei”, encontramos!

Depois de termos descoberto que havia diferentes tipos de milho, resolvemos fazer pipocas saudáveis e limonada na comemoração do dia da alimentação, que comemos com muito prazer.

Foi uma experiência que pretendemos repetir!

EB1/JI do Gavinho - Desfile de Carnaval

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Gavinho

Realizou-se no passado dia 13 de fevereiro o desfile de carnaval da Escola do Gavinho no qual participaram professores e alunos, acompanhados por alguns pais e encarregados de educação. O desfile decorreu de forma bastante animada, tendo os alunos apresentado diversos trajes caraterísticos desta quadra festiva.

A cobertura dos eventos foi feita pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, os quais desempenharam as suas funções de forma bastante profissional.