Centro Escolar EB1/JI de Estrada, Maceda, distinguido com o projeto de ação educativa "A Minha Lancheira é uma Pinhata?", como "Escola Amiga da Criança 2018"

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Dando cumprimento a uma das etapas previstas no plano de ação deste projeto, apresentamos publicamente o relatório do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito do Nepso. Um percurso pedagógico, estruturado, interdisciplinar e integrado, que valorizou a pesquisa como motor gerador de múltiplas atividades no âmbito da alimentação. Preocupa-nos qualidade do conteúdo alimentar das lancheiras escolares dos nossos alunos, sabendo que elas refletem um conjunto de atitudes e comportamentos comuns nos dias de hoje. Durante o processo, os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitem uma maior consciencialização das características dos produtos e hábitos alimentares mais, menos e nada saudáveis.
Ao partilhar este documento, o corpo docente, deseja que pela obtenção de conhecimentos sobre a realidade (investigada, analisada e debatida com os alunos), os Encarregados de Educação reflitam e decidam sobre os alimentos e bebidas que colocam, diariamente, na lancheira do seu educando. Este trabalho teve a participação ativa dos E.E., em particular aquando do preenchimento dos questionários. (cuja participação agradecemos). Para além da monitorização e validação (obrigatórias) efetuadas às diferentes etapas do projeto na plataforma digital da Fundação Vox Populi,  os questionários e o tratamento dos dados estatísticos tiveram a supervisão técnica da equipa Nepso (Marktest).

Festa de Final de Ciclo - Escola da Estrada

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Os gnomos (desculpem), os alunos do 4º ano do CEM realizaram o seu convívio em "jeito de despedida" de final do 1º Ciclo. A visita decorreu ao Parque das Nações, em Lisboa, com o objetivo de num "abraço ao mundo olhar o horizonte".
Os alunos visitaram o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento, onde concretizaram um conjunto de vivências com valor cultural e científico acrescido ( o fundamental nesta viagem).
Também tiveram a oportunidade de "olhar o Tejo e para Além dele", como reforço ao que semanas antes tinham estudado na sala de aula. Aos encarregados de educação, um Obrigado por terem, acreditado e aceite a proposta deste modelo de "fecho de ciclo".
Um agradecimento à Direção do agrupamento pela autorização à concretização desta viagem de estudo.
Centro Escolar de Maceda

Gnomos Como Nós

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

"Gnomos como Nós" é um projeto de ação educativa de estimulo ao desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e capacidades dos alunos.  Após a sua apresentação formal, iniciou-se a abertura oficial do jogo do conhecimento - Caça ao Gnomo, no Dia Mundial da Criança. Um projeto que foi criado e dinamizado pela comunidade educativa do Centro Escolar de Maceda. À direção do Agrupamento e à Associação de Pais, um agradecimento especial pelo apoio demonstrado durante o processo.
As pistas sobre a localização dos gnomos podem ser obtidas na página facebook do Centro Escolar de Maceda.
O  Conselho de docentes do CEM

Dia do Pijama 2014

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

O Dia Nacional do Pijama® é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. O Dia Nacional do Pijama® realiza-se a 20 de novembro. Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família". O Dia Nacional de Pijama® é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida®. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama®. O Centro Escolar de Maceda está envolvido neste projeto. Por isso há já algum tempo que vem trabalhando para alcançar o objetivo principal desta causa SOLIDÁRIA.