Consulta Alunos  

Imprimir

Cidadania e Desenvolvimento e Igualdade de Género – 7º ano E@D

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 7.º ano, os professores, juntamente com os seus alunos, decidiram realizar um jogo sobre o domínio “Igualdade de Género", previsto para o 3º período. Numa primeira fase os alunos da escola EB 2/3 Florbela Espanca e Escola EB 2/3 de Maceda criaram os avatares do jogo e numa segunda fase (ainda em realização) os alunos irão criar as questões interdisciplinares para o jogo. Segue a apresentação do  jogo que será publicado na página do Agrupamento por volta de 24 de junho (data prevista para a conclusão do trabalho). Este ficheiro pretende fazer a apresentação prévia do jogo em fase de finalização. Ficamos a aguardar com entusiasmo a sua conclusão.

Os docentes de CD de 7º ano

 VER VÍDEO

Imprimir

A Casa Comum e a “Laudato Sí”

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Em EMRC a unidade letiva “ Ecologia e valores” do 8º ano, aborda o tratamento a dar à Casa Comum e a necessidade de um mundo sustentável.  Proteger a Terra e proteger os mais frágeis de entre os Seres Humanos, é um equilíbrio solicitado na encíclica “Laudato Si’, da qual se assinalam 5 anos. Sendo que a crise da pandémica faz ressaltar a vulnerabilidade da nossa Casa Comum, é urgente a reflexão e a responsabilização de todos. Segue-se a apresentação de muitas reflexões onde os alunos são convidados a interligar conhecimentos e repensar comportamentos.

VER PADLET

A docente de EMRC

Susana Pardinhas

Imprimir

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO NO 10ºE

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Em Cidadania e Desenvolvimento, a funcionar como área interdisciplinar, no Curso Profissional de Técnico de Sistemas / Informática e de Multimédia, na turma do 10.º E, implementou-se o projeto: “Vamos dar um novo rótulo à embalagem”. Foram trabalhos pelos alunos da turma conteúdos no âmbito dos domínios: Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Educação Ambiental; Saúde; Desenvolvimento Sustentável. Conforme projetado, a turma procedeu à elaboração do produto final: “Vamos dar um novo rótulo à embalagem”. Os textos do novo rótulo pretendem fazer a denúncia, a sensibilização e a informação face aos domínios trabalhados. Procedeu-se à recolha de evidências fotográficas do trabalho desenvolvido que culminou com a apresentação vídeo que agora se partilha.

VER VÍDEO

Imprimir

Workshop «Construir um herbário» com o Clube Ciência Viva

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Nos dias 2, 3 e 4 de março as doutoras Rosa Pinho e Lisia Lopes do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro dinamizaram o workshop «Construir um herbário» junto dos alunos mais pequeninos do Agrupamento de Escolas Esmoriz Ovar Norte. Esta atividade decorreu no âmbito do Clube de Ciência Viva e o público-alvo foram as turmas do Pré-escolar, 1º e 2º ano do 1º ciclo, num total de cerca de 650 alunos. O entusiasmo das crianças participantes bem como dos seus educadores e professores tornaram esta atividade um sucesso. As crianças puderam aprender fazendo e simultaneamente perceberam a necessidade de preservar a biodiversidade florística dos ecossistemas um recurso fundamental para a humanidade.

 

Pela Equipa Ciência Viva - Fátima Lopes

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA – PALESTRA “A CONQUISTA DA LUA” – 3º E 4º ANOS

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O astro mais próximo da Terra esteve um destaque no nosso Agrupamento! Há 50 anos, o homem pisava a Lua, na missão Apollo 11 da NASA. Entre os dias 2 e 12 de março de 2020, recordou-se essa conquista histórica com uma série de palestras dinamizadas pelo Dr. José Matos (formador, divulgador e astrónomo da Associação de Física da Universidade de Aveiro – FISUA). As palestras foram dirigidas aos alunos dos 3º e 4º anos de todas as escolas do 1º Ciclo. Usando um discurso adequado à faixa etária e sem descurar o rigor científico, foi possível cativar a atenção dos alunos e despertar a sua curiosidade pelas áreas científicas da Exploração do Espaço. Para além de recursos interativos, foram apresentadas miniaturas de naves, astronautas e foguetões, que envolveram a plateia no tema abordado. Esta foi mais uma das iniciativas do Clube de Ciência Viva que proporcionou aos alunos o contacto com um especialista, motivando-os para o estudo das ciências e contribuindo para a sua literacia científica.